Instituição com 460 anos, somente em meados do ano passado a Santa Casa de São Paulo adotou o ensino à distância (EAD) como ferramenta de treinamento e capacitação de seus colaboradores. Para dar esse passo tão importante, a plataforma escolhida foi a da Medportal.
De lá para cá, são impressionantes 11,7 mil alunos cadastrados em 61 treinamentos. Além disso, o objetivo inicial de escalabilidade foi atingido: 83% dos colaboradores concluíram os programas de desenvolvimento customizado propostos.
“Hoje conseguimos atingir um número de pessoas muito maior do que com os treinamentos presenciais, que têm sua importância. Mas, o EAD ajuda muito quando precisamos atingir uma massa de pessoas maior, em pouco tempo”, revela a supervisora de Treinamento e Desenvolvimento Pessoal da Santa Casa de São Paulo, Angela Vieira Gomes.
Com isso, os ganhos são válidos tanto para quem aplica, como para quem recebe o curso: os profissionais de RH têm mais horas livres para desenvolver outros conteúdos e projetos; enquanto a equipe que está sendo treinada fica menos tempo fora do local de trabalho, com impacto menor às suas atividades-padrão.
Os números falam
Outra vantagem da plataforma da Medportal é que todos os acessos podem ser mensurados. Com isso, os gestores da Santa Casa de São Paulo acompanham de perto a evolução do time: quais grupos obtêm resultados melhores e quais áreas demandam atenção.
A Santa Casa de São Paulo, por exemplo, quer avaliar suas distintas unidades. Portanto, acompanha quais de suas cinco unidades têm mais acessos ao treinamento e em quais setores, quais cursos possuem maior receptividade globalmente e por unidade, entre outros. “No comparativo hora/homem entre o treinamento presencial e o EAD, com certeza o ensino à distância leva vantagem”, pontua Angela.
Além da boa utilização da plataforma da Medportal, tais resultados só são atingidos com a participação e incentivo das lideranças. “Hoje os gestores já nos procuram e indicam cursos que desejam aplicar em suas áreas”, diz a supervisora.
Os resultados são tão animadores que, a partir de setembro, a Santa Casa de São Paulo vai passar a inclusões semanais de cursos; hoje isso ocorre a cada 15 dias. “Embora nós tenhamos um número alto de adesões, a intenção é fazer com que as pessoas continuem acessando sempre. Por isso, já temos um planejamento para trazer conteúdos mais interativos, mudando um pouco a cara dos treinamentos”, expõe Angela.
O objetivo, segundo ela, é que o colaborador não espere sair um comunicado de que há um treinamento novo na plataforma para acessá-la, e sim que a utilize de tempos em tempos, de maneira proativa, para controlar o ritmo do próprio ensino.
Processo seletivo e pesquisas
Com a adoção da tecnologia, a acessibilidade ao uso e a versatilidade do Medportal provocam a criatividade das equipes. Por isso, tornou-se hábito na Santa Casa de São Paulo recorrer às ferramentas da plataforma para executar os desafios do dia a dia.
Assim, além dos treinamentos, a Santa Casa de São Paulo já pretende utilizar o Medportal para fazer processos seletivos, com entrevistas on-line; e realizar pesquisas, com divulgação de metas e resultados.
Outra característica da plataforma que a instituição deseja adotar é a interação dos usuários, estimulando-os a se tornarem ativos no processo de aprendizagem. Para isso, um espaço para vídeos registrando as dúvidas dos colaboradores está nos planos.
Como dica a outros profissionais de Recursos Humanos, Angela é categórica: confiem no conteúdo da plataforma, porque realmente funciona. “No começo há sempre dificuldades, é algo novo e demanda um pouco de tempo para que as pessoas se acostumem. Quando isso acontece, todos conseguem ver os benefícios: tanto quem recebe, como quem aplica os cursos.”
Angela também ressalta o apoio que recebe da Medportal no desenvolvimento de novos projetos e soluções. Essa é, aliás, uma de nossas maiores preocupações: apresentar sempre as novidades da evolução da tecnologia e também inovações aplicadas por outros clientes da plataforma — em um grande círculo virtuoso que se retroalimenta.
A supervisora revela ainda um desejo: que a parceria entre a Santa Casa de São Paulo e Medportal dure por muitos anos. “tem nos auxiliado bastante”, completa.