Inteligência e eficiência para o desenvolvimento do Capital Humano

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A ideia de implementar um projeto de educação digital ganhou força nos últimos meses. O que antes recebia olhares descrentes e desconfiados, hoje passa a ser a principal via para trocar, expandir conhecimento e para alinhar informações críticas entre pares e entre gestores e a operação.
Certa vez, conversando com uma especialista, ela me confidenciou: “Daniela, há alguns meses nós brigávamos com todo o hospital para que o telefone celular ficasse do lado de fora. Nossos encontros aconteciam no auditório do hospital. E agora? Tudo mudou… Isso veio pra ficar…
A discussão, portanto, passa a ser como integrar o digital ao mundo hospitalar com segurança, a fim de permanecermos nos beneficiando dessas tecnologias. Pois, convenhamos, informação contextualizada e em tempo oportuno sempre faz a diferença, não é mesmo?
Nessa linha, ouvimos por inúmeras vezes de diretores e gestores de RH, educação continuada e qualidade que o desafio não estava apenas em ter e pilotar uma plataforma de EAD. Esta parte poderia ser superada com um período de testes e constante aprendizado no manuseio da ferramenta, que é a cada dia mais intuitiva.
O ponto chave estava na seguinte constatação: o hospital não tem como principal negócio a produção de conteúdo ou treinamentos. É imensa a dificuldade de produzir, com coerência, consistência e agilidade, todo o conteúdo online necessário para treinar, capacitar e desenvolver o capital humano, já que, em geral, quem produz o conteúdo está imerso na operação…e quando de lá sai, faz muita falta. Ou seja, é caro mobilizar essas pessoas. Desenvolver um programa de educação digital com conteúdo próprio parece ser o grande desafio.
A partir destes pontos elencados, o time do Medportal se debruçou na construção estratégica de produção de conteúdo hospitalar que fosse útil a mais de 80% dos hospitais e clínicas do país. Tomamos como ponto de partida, mas não somente, a legislação obrigatória que regula o setor e bebemos da fonte dos principais programas de acreditação hospitalar atuantes no país, além das agências reguladoras e vigilância sanitária, contemplando a legislação obrigatória para a área. Outras referências importantes foram as organizações internacionais e nacionais que produzem conteúdo baseado em evidências científicas na área de qualidade assistencial e segurança do paciente, além de eficiência e combate ao desperdício.
Com isso, pudemos monitorar e apoiar os projetos digitais de alguns clientes e percebemos que, em média, os conteúdos disponíveis são decisivos para os primeiros 12 meses de projeto. Como resultado, notamos que essa Biblioteca tem conteúdo vivo e, por isso, pretendemos expandi-la e atualizá-la permanentemente.
 
A Biblioteca de Conteúdo Técnico Medportal
Assim nasceu a Biblioteca de Conteúdo Base Medportal, com mais de 100 tópicos de treinamentos produzidos por um time de especialistas que vivem e transpiram a realidade hospitalar, sob liderança de Viviane Zanetti. São treinamentos que levam em conta a metodologia Medportal de ampliação da taxa de aprendizagem do profissional de saúde.
Como Viviane explica, “os conteúdos estão organizados em eixos de conhecimento, já alinhados com a estratégia de implementação dos projetos dos clientes. Eles abrangem temas essenciais para as equipes hospitalares, como Segurança do Paciente, Ferramentas da Qualidade e Ferramentas de Gestão, dentre outros.
Em Segurança do Paciente o profissional encontra treinamentos sobre cada uma das Metas Internacionais para a Segurança do Paciente e Melhores Práticas Assistenciais, em que o aluno pode acessar conteúdos exclusivos que trazem as últimas atualizações nos procedimentos e protocolos assistenciais, de acordo com sua área de atuação.
Além disso, também temos eixos voltados para as equipes de gestão, como Ferramentas da Qualidade e Ferramentas de Gestão, com conteúdos importantíssimos para a gestão de equipes de alta performance, como por exemplo, definição de indicadores e avaliação de desempenho de corpo clínico, passando por compliance e segurança da informação”.
O conjunto destes tópicos de conteúdo tem sido utilizado por hospitais e clínicas por todo o país, de norte a sul, exclusivamente dentro das plataformas personalizadas, desenhadas com excelência pelo Medportal para estas instituições. Alguns destes economizam cerca de 12 a 18 meses de tempo e trabalho com a adoção da nossa biblioteca, enquanto produzem apenas o que é mais específico ou relacionado à vocação daquela instituição. Esse conteúdo também pode ser adicionado à plataforma, compondo o programa de educação desejado.
Como resultado, em julho do ano passado celebramos um marco: completamos mais de 1.100 minutos de conteúdo digital disponível na biblioteca. Só no ano de 2020, 88 instituições de saúde se beneficiaram dos conteúdos de nossas Bibliotecas.
 
Conteúdos Científicos, a segunda biblioteca disponível para clientes Medportal
No segundo semestre de 2020 assistimos a aceleração da educação digital em ambiente hospitalar. Assim, sentimos necessidade de dar mais tração aos conteúdos especializados e criamos a Biblioteca de Conteúdos Científicos Medportal. Iniciamos disponibilizando temas relacionados a:

  • inovação em saúde aplicada para aumentar a segurança do paciente cirúrgico e processos de melhoria da recuperação no pós-cirúrgico;
  • aplicação das recomendações do Guideline PADIS 2018 na terapia intensiva a fim de reduzir a mobimortalidade;
  • evolução da segurança anestésica no Brasil e uso seguro de medicamentos.

E em 2021 tem muito mais…
Você precisa conhecer este conteúdo. Isso fará a diferença na hora de desenvolver seu time.
 
*Colaborou com a produção deste artigo, Viviane Zanetti, enfermeira e coordenadora de conteúdo do Medportal.

Daniela Pereira

Daniela Pereira

Assine nossa Newsletter

Fiquei tranquilo não enviamos SPAM.

%d blogueiros gostam disto: