Resultados atestam eficácia da aplicação do Ensino a Distância (EAD) em Saúde

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Os resultados gerados com a implantação do EAD em Saúde impressionam. No Medportal temos registrado ótimas experiências com a implantação de modelos digitais ou híbridos para treinamento de equipes, em detrimento do modelo presencial.

Um ecossistema muito rico que orbita em torno de um objetivo muito claro: potencializar e otimizar o treinamento, com economia de tempo e recursos. Em um processo que envolve nossos especialistas e nossos clientes, reforçando nossa missão de difundir conhecimento.

Um bom exemplo é a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Habituada com o modelo híbrido de educação continuada, a instituição decidiu ampliar os treinamentos online no início de 2020, por força da pandemia do coronavírus, e aumentou em 40% o volume de cursos disponibilizados em parceria com o Medportal. Um ano depois, a associação registrou alta de 80% no número de alunos cadastrados na plataforma.

“Conseguimos disponibilizar os novos cursos para os colaboradores em menos de um mês. Transformamos até o nosso onboarding, então o treinamento de integração, de acolhimento do novo funcionário, passou a ser feito em videoaulas. Lançamos conteúdos atualizados, como o uso correto da máscara cirúrgica, higienização das mãos, paramentação e desparamentação, entre vários outros temas. Foi realmente muito interessante”, comenta Maita Munhoz, coordenadora de educação continuada da AACD.

As informações da coordenadora de educação continuada da AACD foram explanadas durante o Webinar de lançamento do Rede Digital, uma plataforma de educação continuada do Lab Rede, disponibilizada em parceria com o Medportal. Com mais de 70 anos de atuação, a associação já nasceu a partir de um trabalho visionário do especialista em ortopedia Dr. Renato da Costa Bonfim, que observando a evolução tecnológica dos centros de reabilitação no exterior, diante da epidemia de paralisia infantil que ocorria na década de 1950 no Brasil, entendeu que o país precisava de um novo modelo de assistência em Ortopedia e Reabilitação. Então, ele criou a AACD.

No início dos anos 90, a associação criou o Hospital Ortopédico, para garantir aos pacientes acesso a cirurgias de excelência. Atualmente, a AACD conta com mais oito unidades de reabilitação em diferentes locais do Brasil. 

Educação continuada

O setor de educação continuada da AACD nasceu com foco no Hospital Ortopédico, quando passou a desenvolver, com as equipes assistenciais, um trabalho bastante produtivo e de apoio à implementação das práticas de qualidade e de segurança. 

“Ou seja, antes da implementação do ambiente virtual de aprendizagem, nós já tínhamos um setor de educação permanente atuante, porém direcionado para uma das unidades, o hospital ortopédico”, explicou Maita. 

Em 2018, já com o intuito de se manter atualizada conforme as tendências em educação continuada, a AACD decidiu implementar o EAD e as metodologias híbridas de ensino, iniciando, então, a parceria com o Medportal.

“No primeiro ano, a atuação ainda permaneceu focada no hospital ortopédico. Tivemos os esforços de implantação, formatação da plataforma, cadastro de novos alunos, lançamos novos cursos e tivemos pouco mais de 700 alunos incluídos na plataforma, sendo que cerca de 250 se matricularam e concluíram os cursos”, relatou a coordenadora de educação continuada da instituição.

Logo no primeiro ano, ficou evidente a diferença na  integração médica e no acolhimento do novo colaborador. “Esse foi um projeto que nos trouxe ganhos reais e resultados positivos, tivemos redução do tempo de cadastro médico na instituição, foi bem bacana”, ressaltou Maita. 

A virada de chave, no entanto, ocorreu com a ampliação do EAD em Saúde, depois que a pandemia do coronavírus foi decretada, em março de 2020.

A virada do EAD em Saúde na AACD

Com o início da pandemia, os treinamentos e os cursos presenciais foram suspensos e, logo, cancelados. “E nós precisávamos responder rapidamente para que pudéssemos manter as atividades, a atualização dos profissionais da assistência, inclusive sobre os temas que naquele momento eram relevantes, para que pudéssemos garantir a segurança do profissional e dos nossos pacientes”, relembrou Maita.

Era hora de expandir. E com a propulsão desse momento e o reforço da parceria com o Medportal, o treinamento online pôde ser estendido para todas as unidades. Além disso, o volume de cursos aumentou, gerando alta no número de alunos cadastrados. E o que chamou muito a atenção foi o número de alunos matriculados. 

“Hoje, quase 90% dos alunos cadastrados na plataforma estão matriculados em um dos nossos cursos online. E além de acompanhar essa adesão aos treinamentos, acompanhamos também a avaliação de aprendizagem e o NPS por curso. O nosso NPS médio é de 81, o que nos faz acreditar que, de forma geral, os nossos colaboradores gostam das atividades oferecidas e do ambiente virtual a que eles têm acesso”, finalizou Maita durante o evento.

O evento promovido pelo Lab Rede foi uma troca rica de experiências entre os atores que promovem mudanças no setor. Um bom exemplo de como a colaboração, acima de qualquer relação apenas mercadológica, pode gerar bons frutos. São essas experiências que geram aprendizado, que posteriormente é replicado para outros integrantes . Um ecossistema reformado e em constante atualização, retroalimentado por tecnologia, conexões, e que alavanca as melhores práticas de educação, liderança digital e inovação para a área da saúde. Para saber mais detalhes sobre EAD em Saúde, clique aqui e entre em contato conosco.

marketingmedportal

marketingmedportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: