AACD: Educação Corporativa Digital como pilar para o reconhecimento ‘Excelência da Saúde 2020’

O ano de 2020 foi um verdadeiro propulsor de mudanças na rotina da sociedade, principalmente na educação, já que os recentes acontecimentos deixaram evidentes as necessidades de adaptação, mudança e desenvolvimento de pessoas e organizações. Além disso, para instituições de saúde, capacitar seus profissionais continuamente é um tópico estratégico e desafiador. Entre as premissas que permeiam o setor, há a variação na jornada de trabalho e também a dispersão dos colaboradores nos diferentes setores. Para a AACD, a implementação de um ambiente virtual de aprendizagem foi essencial para solucionar essa questão e capacitar os seus funcionários.
Os resultados são notórios, como aponta a enfermeira e coordenadora de Educação Permanente da AACD, Maita Marques. “Através da ferramenta de aprendizagem digital é possível democratizar o conhecimento e romper barreiras físicas. O que colabora com a mudança de cultura tão necessária neste momento de novas rotinas e processos.” Referência em ortopedia e reabilitação de todas as faixas etárias, a AACD nasceu do desejo do Dr. Renato da Costa Bomfim em contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física do país. 70 anos após a sua fundação, a Associação possui um hospital ortopédico, oito unidades de reabilitação espalhadas pelo Brasil e em 2019 realizou cerca de 880 mil atendimentos.

Com o atual cenário de pandemia, em vigor desde março de 2020, a instituição apresentou crescimento na capacitação através da metodologia EAD de seus funcionários. “Notamos um salto no uso da plataforma e na aderência aos treinamentos em relação a períodos anteriores. As matrículas aumentaram 70%, sendo que mais de 91% concluíram seus conteúdos”*, completa a coordenadora. Sobre o alcance dos objetivos dos treinamentos, Marques comenta que são medidos a partir do monitoramento de horas de treinamentos pelo efetivo, adesão ao treinamento e compreensão do conteúdo por meio de avaliação de aprendizagem, além acompanhar a aplicabilidade de conteúdos críticos para a instituição através de indicadores de resultado.

O Medportal, empresa especializada em educação e conteúdo digital para o setor saúde, foi o parceiro escolhido para exponenciar os resultados de treinamento e desenvolvimento da AACD. Em de 2020, foram 2,4 milhões de matrículas acumuladas em treinamentos nas mais de 220 organizações que utilizam as soluções desenvolvidas pela organização. O número vai ao encontro do cenário apresentado em muitas instituições de saúde, além de expor que a preocupação em atender às mudanças da nova era digital é uma realidade de líderes e gestores.

Para o CEO do Medportal, médico e doutor em Inovação e Estratégia em Saúde pelo Instituto de Economia da UFRJ, Dr. Thiago Constancio, essa premissa é cada vez mais verdadeira. “Para pensar em desenvolvimento tecnológico em ambientes de saúde, é preciso considerar todos os elementos que compõem o segmento como um só sistema. A educação também deve entrar nessa agenda de prioridades”, pondera.

O resultado da capacitação digital na AACD impacta diretamente no desenvolvimento dos funcionários. No ano passado, a instituição foi uma das grandes homenageadas no prêmio Excelência da Saúde 2020, que premia os destaques em diversas áreas, como inovação e tecnologia, ensino e pesquisa e melhor atendimento ao paciente. Rosana Faro, gerente de Gestão de Pessoas da AACD, reforça que com a ferramenta de aprendizagem digital é possível viabilizar o conhecimento para todos os níveis de cargos: “Atualmente conseguimos que todos acessem os conteúdos e participem dos programas de treinamento. Com a plataforma conseguimos disseminar a cultura de aprendizagem, pois a facilidade de navegação e acesso quebra barreiras e resistências”.

Para o futuro, Rosana é categórica ao apresentar que o processo de aprendizagem digital é contínuo e com desafios para os líderes e gestores de uma instituição de saúde, mas com amplitude satisfatória: “As pessoas se movem para o caminho em que percebem os resultados, portanto mostre a elas quais os benefícios e impactos da aprendizagem constantes e estará ajudando não só em sua evolução profissional, como pessoal também”, finaliza.

*Dados analisados até dezembro de 2020

Picture of Equipe Medportal

Equipe Medportal

Categorias

 

Cases

Quer conhecer mais sobre o Medportal e como nossas soluções podem acelerar seu projeto de Educação?

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.