Como calcular o ROI na educação em hospitais?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Calcular o ROI (Return on Investment) na educação em hospitais é fundamental. Primeiro porque é preciso justificar o investimento para dar continuidade aos projetos. Segundo porque, em plena pandemia, o tempo dos colaboradores ficou mais escasso, o que fez com que investir em educação e treinamento na área da saúde se tornasse algo aparentemente supérfluo. O que nem de longe acontece.

Sabemos que a educação continuada reflete diretamente na organização do tempo em equipes hospitalares e contribui com a manutenção da qualidade e de padrões de segurança no atendimento. Já seriam argumentos suficientes para justificar o investimento. 

Por outro lado, investir em educação nos hospitais requer uma reserva no orçamento. E faz parte dos processos financeiros checar se a distribuição dos gastos tem gerado retorno, isto é, algum resultado factível para a instituição.

É por isso que calcular o ROI na educação em hospitais é primordial. O ROI é uma maneira de verificar se um determinado treinamento gera valor e faz valer a pena o investimento.

Caminhos para calcular o ROI em educação hospitalar

Ter clareza dos objetivos é o primeiro passo para calcular o ROI. É possível até usar as próprias metodologias já aplicadas em outros investimentos realizados, contudo, alguns detalhes não podem faltar. É importante verificar se o conhecimento adquirido ao longo dos treinamentos tem resultado no aumento da eficiência no ambiente de trabalho.

Medir o ROI é uma estratégia para confirmar a eficácia do treinamento e medir o valor gerado pelo conhecimento transmitido. E há vários caminhos para calcular o ROI em educação hospitalar.

Um deles é recorrer a uma calculadora de ROI de treinamento. Esta é uma maneira simples de calcular a proporção entre o custo total do programa de educação continuada em relação aos benefícios gerados por um programa de treinamento.

A conta é simples: basta pegar o retorno obtido, subtrair o valor aplicado e dividir esse resultado pelo investimento inicial. Como dissemos, a equação é simples. Complicado mesmo é calcular os componentes de cada variável.

Por isso, nesse contexto, ganham importância as tradicionais avaliações dos supervisores. Outra possibilidade é criar um estudo de impacto, ou seja, avaliar quaisquer mudanças provocadas pelo treinamento.

E aqui vale verificar desde as vendas de cursos e/ou o feedback dos clientes (pacientes ou não), o tempo de habilitação de um novo profissional para estar apto a integrar as equipes assistenciais até a retenção de colaboradores, ainda mais em tempos de trabalho sob a pressão imposta pela pandemia.

Plataformas de medição

Um caminho percorrido com frequência para calcular o ROI é adotar uma das plataformas disponíveis no mercado para medir a eficácia do treinamento realizado no hospital. A vantagem dessas plataformas é a automatização de grande parte do trabalho necessário para medir o retorno sobre o investimento.

Tais plataformas permitem o envio automático de pesquisas de feedback, fazem a automatização do processo de teste para medir o aprendizado e geram relatórios com base na reação dos participantes.

Resumidamente, calcular o ROI na educação em hospitais passa por avaliar a meta inicial, a satisfação do colaborador treinado, o aprendizado, o comportamento no local de trabalho e os resultados obtidos.

Apostando na educação em hospitais

O Medportal, empresa especializada em ferramentas que facilitam a elaboração, execução e manutenção de programas de educação continuada em hospitais, tem observado ótimos resultados com os clientes que apostam nesses treinamentos. Exemplos desse investimento, podem ser observados através de instituições como a AACD, o Grupo Cene e o Hospital São Camilo, que possuem uma trajetória notável nos serviços de saúde e utilizam a educação digital como ferramenta de transformação digital. 

Estamos preparados para apoiar gestores no estabelecimento de um ambiente virtual de aprendizagem, personalizado conforme as necessidades e os objetivos da organização de saúde.

Nossas soluções resolvem diversos problemas encontrados pelas instituições, como a dificuldade de estabelecer o treinamento diante das diferentes escalas de cada equipe, a necessidade de modernizar a capacitação e a facilidade da aplicação do treinamento. Entre em contato para obter mais informações sobre os nossos serviços e solicitar uma demonstração.

marketingmedportal

marketingmedportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: