EAD para médicos?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Olá!
Alguns especialistas em gestão dizem que médicos são como gatos: difíceis de coordenar, treinar ou até mesmo de seguir mínimas diretrizes institucionais.  Dizem que é por conta da autonomia (necessária) da profissão ou da competência profissional, outros apontam para relação de poder (por vezes, trágica) desenvolvida historicamente com pacientes e com a própria instituição. Henry Mintzberg e colaboradores, no Livro O Processo da Estratégia (2006), descrevem este fenômeno quando falam das características das organizações profissionais.
Há também quem estenda a ilustração/analogia dos gatos ao conjunto dos profissionais de saúde. O fato é que isso tem mudado! Ou melhor, é possível mudar!
Acompanhando tendências internacionais, milhares de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas de hospitais brasileiros têm se engajado em treinamentos na plataforma de EaD do Medportal nos últimos anos! Este processo dialoga com a necessidade de  desenvolvimento de capacidades dinâmicas por parte dos hospitais (Leia mais sobre capacidades dinâmicas e hospitais aqui). Temos, então, um esforço de alinhamento estratégico entre o que a organização deseja em termos de qualificação para o seu profissional e o que os profissionais realmente estão dispostos a participar e a contribuir.
O que nos intriga nesses dados é que, contrariando as previsões mais frequentes, os profissionais de saúde estão sim inclinados e abertos a aderir aos treinamentos fornecidos por seus hospitais.

“O fator condicionante para o sucesso dos treinamentos, principalmente para as novas gerações, parecer ser a sua atratividade, objetividade e conveniência à rotina apertada do profissional. Este grupo de profissionais ama estudar e se atualizar! Precisa, apenas, de incentivos.”

Estes treinamentos não têm a pretensão de substituir a experiência presencial que todo profissional de saúde deve ter com pacientes, mas pode e deve potencializar o mosaico de capacitações que determinada organização oferece ao longo do tempo.
Jogos são exemplos interessantes de estratégia que pode ampliar o engajamento dos profissionais nos treinamentos – Leia o artigo “Play de Game”. Imagine as equipes multiprofissionais jogando e aprendendo de forma saudável e com isso obtendo um melhor desempenho na prática diária. Políticas de bonificação de RH e ascensão profissional podem usufruir desta funcionalidade da plataforma do Medportal.
Os hospitais têm uma avenida enorme de oportunidades pela frente e podem contar com as estratégias de ensino a distância elaboradas pelo Medportal – Soluções Educacionais para alcançar e envolver os profissionais, garantindo que um cuidado ainda mais qualificado seja entregue aos seus pacientes. Este é o principal desfecho que buscamos, profissionais que cuidam melhor de pessoas!

thiagoconstancio

thiagoconstancio

Médico Empreendedor. CEO Medportal. Doutorando em Estratégia e Inovação no IE/UFRJ. https://br.linkedin.com/in/thiagoconstancio

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: