Educação continuada em saúde: aprendizagem para geração de valor

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A educação continuada tem sido cada vez mais adotada como alternativa por empresas de diversos setores e tamanhos como forma de transferir a cultura organizacional aos colaboradores. E isso vale para ocupantes dos cargos no topo ou na base da pirâmide corporativa.
Mas e quando se trata de empresas da área de saúde?
Hospitais, por exemplo, lidam diretamente com o limiar entre vida e morte e possíveis repercussões de grande impacto no dia a dia dos seus pacientes. Trabalham diante de contextos complexos, às vezes críticos, com foco em cuidar do ser humano, integrá-lo e muitas vezes capacitá-lo a uma nova realidade de vida. Isso requer muito mais que o conhecimento técnico da academia. Dessa forma, fica evidente a importância da educação continuada nesse ambiente.
Neste artigo, falaremos sobre a importância da educação continuada para a geração de valor entre equipes e como os projetos podem ser implantados em prol do bem-estar de todos os envolvidos.
 
Geração de valor
Quando gestores de saúde são questionados a respeito dos grandes motivadores para a implantação de projetos de educação continuada em suas instituições, algumas respostas chegam antes e com mais intensidade que outras.
Por exemplo, estabelecer a padronização de processos; solidificar a necessidade de utilizar protocolos e evidências científicas robustas ou prover metas para as equipes no sentido de alcançar (e conseguir manter) certificações.
Tudo isso é bastante relevante e até mesmo indispensável. Vale também se atentar a um benefício anterior, tão importante quanto todos esses: a disseminação assertiva e eficaz da cultura institucional. Isso é algo essencial em serviços de saúde, visto que o cliente final é um paciente. Atendê-lo bem e engajá-lo faz toda a diferença em sua saúde, bem-estar e em sua satisfação e pode impactar até em sua recuperação e processos assistenciais.
Dessa forma, a transferência de cultura está longe de ser um objetivo único ou final. É possível atingi-lo sem abrir mão da busca pela padronização de processos, pelo cumprimento de protocolos ou pelos critérios para acreditação. É algo extremamente estratégico e que pode ser executado concomitantemente. Na verdade, é um enorme facilitador. Com exemplo, podemos citar os resultados da AACD, reconhecida como Excelência em saúde em 2020.
 
Múltiplas camadas
Iniciativas estruturadas de educação continuada em saúde também podem coexistir como resposta a demandas mais elementares, como a atualização de procedimentos para a equipe médica e de enfermagem. Acredite: até nas orientações que aparentemente dependem apenas de conhecimento técnico, estão embutidos os valores da instituição. E educar para o cuidado do indivíduo, e não da doença, é necessário.
Felizmente, cada vez mais hospitais, clínicas e laboratórios têm despertado para a importância de manter programas de educação continuada. Ao compartilhar seus propósitos com as equipes de maneira efetiva e escalável, conseguem motivar, unir e engajar, promovendo saúde, com o paciente no centro do cuidado. É um processo em que todos ganham: a instituição, os colaboradores, os pacientes e a sociedade.
 
Conheça o Medportal
O Medportal trabalha oferecendo ferramentas para que organizações de saúde implementem e gerenciem programas de educação digital. São mais de 250 mil profissionais de saúde, de aproximadamente 220 organizações ativas em suas plataformas especializadas em conteúdo e capacitação digital. Como resultado do programa, os clientes apresentam considerável redução de custos em treinamentos e melhorias em NPS de clientes.
O Medportal está preparado para apoiar líderes e gestores a estabelecer um ambiente virtual de aprendizagem personalizado de acordo com as necessidades e objetivos da organização de saúde, além de oferecer inteligência em dados, relatórios e benchmark com outras instituições de saúde.
Além de inserir seus próprios protocolos e treinamentos nas plataformas, com a biblioteca de conteúdos do Medportal, organizações de saúde podem iniciar projetos de educação digital com treinamentos prontos para uso, elaborados com a expertise de especialistas em áreas estratégicas da educação.
Entre em contato para conhecer nossas soluções e obter mais informações sobre os nossos serviços!
 

Equipe Medportal

Equipe Medportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: