Primeiro webinar do Interact debate a jornada cirúrgica do paciente como entrega de valor em saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A análise da jornada cirúrgica do paciente como entrega de valor em saúde. Esse foi o tema do primeiro webinar do Interact – Healthcare Educational Program, realizado pelo Medportal no dia 7 de abril. As contribuições da tecnologia nesse percurso, qual valor está no centro do cuidado cirúrgico, quais os reais protagonistas dessa jornada e de que maneira melhorar os processos foram alguns dos pontos debatidos.

Além do CEO do Medportal, Thiago Constancio, e do Head de Relações Institucionais do Medportal, Marcio Sanches, o encontro contou com a participação do professor, médico e diretor-técnico da Qualimed, Dr. Leonardo Carap; e do médico anestesiologista, sócio-fundador e CEO da Anestech Innovation Rising, Dr. Diogenes Silva.

Protagonismo

Durante o evento, todos foram unânimes em dizer que o paciente deve estar no centro da entrega de valor. “O paciente deve ser o protagonista de todo processo. Por isso, as instituições devem alinhar suas necessidades particulares às de quem ela atende, uma suplementando a outra”, observou o professor Carap.

E o que o paciente considera valor em um centro cirúrgico? Silva resumiu bem: “basicamente, na mesa de cirurgia, o paciente enxerga valor no seguinte: não quero ver nada, não quero sentir nada, quero ter meu problema resolvido e voltar para casa o mais rápido possível.”

O CEO do Medportal reforçou o debate ao lembrar que não há excelência na jornada se não dominamos com profundidade o que estamos fazendo e o que geramos como produto. Para isso, o caminho são os dados. “Se você não mede, você não fica sabendo e, portanto, não gerencia”, apontou o CEO da Anestech.

Dados

O raciocínio de Silva segue um passo a passo simples de entender. “Os dados precisam ser coletados, pois eles geram indicadores, que por sua vez certificam o nível de qualidade, que promovem a performance, que, por fim, entregam valor. E valor para o paciente, acima de tudo.”

Ele lembra que os hospitais são ambientes onde muitos dados são produzidos. Entretanto, a gestão simplesmente não olha para eles. A fim de exemplificar isso, Silva citou uma pesquisa feita na base de dados da Anestech sobre a pontualidade das cirurgias entre 1º de janeiro e 7 de abril deste ano, data do webinar: somente 55% delas começam no horário marcado. “Isso gera descontentamento em todo mundo e não agrega valor a ninguém.”

Os dados apresentados foram reforçados com a experiência do professor Carap, que sentenciou: “os hospitais têm uma dificuldade enorme de distribuir as tarefas e funções no tempo.” Segundo ele, o problema é um só: cultural. Questão detalhada por Silva: “a tecnologia disponível cresce exponencialmente, mas a cultura não acompanha no mesmo sincronismo e esbarra em camadas de pequenos poderes dentro da estrutura do hospital.”

Lideranças

Por isso, para mudar a cultura das instituições, é preciso primeiro cuidar do desenvolvimento das lideranças. “Assim, conseguimos incorporar os dados na geração de argumentos e de valor. Sem a conscientização das lideranças, fica difícil demais trazer isso para a mudança de processos”, observou o gestor do Interact.

Outro ponto precisa ser observado: a migração de lideranças, com o poder em algumas instituições de saúde já saindo das mãos daqueles que tradicionalmente o ocuparam – os médicos – e passando para especialistas em gestão e tecnologia da informação. “O impacto cultural disso é gigantesco e essa fase de transição é a mais dolorosa. Porém, tudo aquilo que nos assusta também é uma oportunidade maravilhosa de gerar mudança, de fazer diferente e melhor. Utilizar os dados na gestão lhe dá poder; com eles, você negocia, senão, acaba sendo negociado”, argumentou Silva.

Você pode conferir o webinar em nosso canal do youtube, aqui.

O Interact

O Interact – Healthcare Education Program do Medportal é justamente uma alternativa para ampliar ainda mais a interação e o compartilhamento de conhecimento entre clientes e parceiros do nosso ecossistema.

Ao longo de todo ano, iremos promover ações para debater os mais importantes temas da saúde, com grandes players e influenciadores do setor – sempre com o viés educacional permeando as discussões.

Contato

Quer saber mais sobre nossas iniciativas de educação para lideranças? Sinta-se em casa e entre em contato.

marketingmedportal

marketingmedportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: