7 dicas para aumentar o engajamento dos profissionais de saúde em conteúdo EAD

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um dos maiores desafios da educação a distância (EAD) refere-se a manutenção do engajamento e da atenção dos alunos do início até a conclusão das vídeo-aulas, trilhas de conhecimento progressivas ou programas de ensino online em que o indivíduo tenha grande autonomia e conveniência para aprender. De fato, por tratar-se de um método de aprendizado mais independente que o convencional, os índices de evasão dos ead’s são superiores caso o conteúdo não contemple os mecanismos necessários para entreter o estudante.
 
Nos hospitais e instituições de saúde, por exemplo, a opção pelas plataformas de ead é facilmente justificada pela facilidade, praticidade e escalabilidade que esta modalidade fornece na qualificação e treinamento do corpo clínico e de enfermagem. No entanto, estas justificativas por si só não garantem que o conteúdo – mesmo aquele de alto nível – seja amplamente absorvido pelas turmas e seus respectivos alunos automaticamente.
 
Desta maneira, a dedicação de tempo na elaboração e formulação de estratégias de treinamento, com busca contínua por conteúdo de relevância associado a ferramentas capazes de prender a atenção dos estudantes são fundamentais para o sucesso na implementação de uma plataforma ead em toda instituição.
 
Exatamente por tal motivo, nós listamos 7 tópicos que podem ajudá-los na ampliação do engajamento de suas vídeo-aulas e treinamentos online:

1. Conteúdo Relevante

Preocupe-se com a relevância do conteúdo e não apenas com a quantidade de treinamentos disponíveis em sua plataforma. Para prender a atenção do aluno, independente do modelo, um conteúdo interessante para a prática do dia a dia é essencial e fundamental.
 

2. Plano de Vôo e Alertas

Planejar a sequencia trimestral ou anual dos treinamentos e dar transparência ao cronograma faz diferença para quem precisa se organizar para estudar. Os alertas diários ou semanais sobre determinado conteúdo podem ajudá-los a participar.
 

3. Vídeo-Aulas Curtas e Objetivas

Aulas extensas, com horas de duração, tendem a dispersar a atenção do estudante. Treinamento mais curtos, de 15 a 30 minutos de duração, tendem a ter efeito de absorção maior.
 

4. Apresentações Modernas

Apresentações mais elaboradas, sem aqueles textos intermináveis, mas com gráficos, ilustrações e design um pouco mais moderno tendem a despertar e prender mais o interesse. Recomendamos a regra do 5×5. No máximo 5 linhas por slide e cada linha com no máximo 5 palavras.
 

5. Fóruns Virtuais e Encontros Presenciais

Estimule a interação e colaboração entre alunos e professores com comentários e observações nos fóruns das vídeo-aulas e treinamentos. Além de trocar experiências, os fóruns são termômetros do interesse e qualidade do conteúdo disponibilizado, ferramentas fundamentais para o esclarecimento de dúvidas e até mesmo consulta de determinadas respostas. Sendo possível, também recomendamos modelos blended em que há oportunidade presencial para discussão e cenários de prática relacionados ao conteúdo visto online.
 

6. Gamification

Brincadeiras, quiz e rankings são ótimas formas de estimular a participação e a interatividade entre os alunos e entre grupos de profissionais. Imagine o CTI A jogando com o CTI B por uma melhor performance nos treinamentos!? Entenda melhor lendo o artigo: Transforme o mundo com gamificação
 

7. Recompensa

Verifique os níveis de aprendizagem, com emissões de certificado de conclusão de curso após o atingimento da nota mínima necessária. Destaque e recompense os melhores alunos com bônus, premiações e reconhecimento em sua instituição.
 
A mescla destas e de outras estratégias pode ajudar as instituições de saúde a vencer os desafios de treinar seus profissionais com vistas a melhoria contínua e satisfação do paciente. O que você tem feito de bom em seu hospital? Compartilhando a sua experiência de treinamento online aqui você contribui para a melhoria do cuidado aos pacientes!
 
Outros materiais para você:
Como aumentar o lucro e a qualidade dos hospitais
Treinamentos melhoram o desfecho das emergências

CLIQUE AQUI e assista gratuitamente a Websérie de entrevistas online sobre a Gestão da Educação 2.0 para hospitais

Eduardo

Eduardo

Assine nossa Newsletter

Fiquei tranquilo não enviamos SPAM.

%d blogueiros gostam disto: