Acreditação hospitalar também é um desafio para você?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

As instituições de saúde existem, na sua essência, para cuidar de pessoas, portanto devem prezar pela segurança dos seus pacientes. As acreditações hospitalares, importantes neste processo, apesar de muito conhecidas, ainda despertam algumas dúvidas.
O que é Acreditação Hospitalar?
A acreditação hospitalar é um sistema opcional cujo objetivo é a avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Este processo tem também um caráter educativo, voltado para a melhoria contínua da instituição.
Após o período de avaliação, a instituição avaliada recebe uma chancela da acreditadora, um reconhecimento formal expondo que essa atende os requisitos necessários e demonstra capacidade para realizar as atividades com mais segurança.
Qual o objetivo da acreditação?
Com finalidade de estimular o desenvolvimento de um processo permanente de avaliação e certificação de qualidade dos serviços de saúde, a acreditação potencializa a melhoria contínua da atenção e de práticas de qualidade na assistência à saúde dos pacientes.
Qual a importância da minha instituição ser acreditada?
Os órgãos acreditadores são reconhecidos por qualificar processos que garantam qualidade, ética e resultados prestados aos pacientes. Tais processos trazem como principais benefícios:
– Maior segurança para os pacientes e profissionais;
– Melhoria na qualidade da assistência;
– Promoção do trabalho em equipe;
– Monitoramento dos processos e resultados;
– Melhora do desempenho institucional;
– Identificação de riscos;
– Visibilidade no setor, oferecendo vantagem competitiva às instituições acreditadas;
Cabe ressaltar que o processo de acreditação estimula uma capacitação constante dos colaboradores, priorizando sempre o máximo de segurança ao paciente. O selo também fortalece a confiança dos pacientes e da própria equipe no que concerne a qualidade e segurança de seus serviços prestados.
Quais são as principais acreditadoras?

  • IQG, que representa a Acreditação internacional Canadense (Qmentum), é a maior acreditadora na área da saúde na América Latina e atualmente conta com mais de 700 clientes. Apoiam a capacitação e instrumentalização das Instituições para a transformação na busca constante da excelência por meio da gestão, adaptando-as à nova realidade.
  • A Acreditação internacional mais antiga, é a Joint Commission International (JCI), representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), também considerada a maior do mundo.
  • A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é a que tem a maior representatividade em território nacional, a qual possui três níveis: Acreditação Ona Nível 1 — Acreditado: princípio segurança; Acreditação Ona Nível 2 — Acreditado Pleno: princípio gestão; Acreditação Ona Nível 3 — Acreditado com Excelência: princípio excelência em gestão.
  • Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho): normatiza questões relacionadas à segurança assistencial, patrimonial e gestão do corpo clínico.
  • Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), cujo objetivo principal é otimizar a prestação de assistência à saúde por meio da tecnologia da informação.
  • Há também, a ACSA, representada no Brasil pelo IBES. Trata-se do modelo de Acreditação europeu, que tem como objetivo a melhoria contínua da qualidade do serviço de saúde.

 
Como o Medportal pode auxiliar na acreditação da sua instituição?
O Medportal desenvolve plataformas digitais educacionais e conteúdo educacional para que hospitais qualifiquem e avaliem suas equipes. Estas plataformas são personalizadas para cada cliente, de modo que o hospital passa a ter um ambiente com a sua marca e cultura. Somos focados no setor saúde, o que cria todo um ecossistema que se retroalimenta, motivo pelo qual hospitais e instituições de saúde sempre preferem trabalhar conosco. Além do nosso conteúdo que dispomos aos clientes, as instituições que optam por produzir o próprio conteúdo podem embarcar o mesmo na nossa plataforma, a utilizando para gerenciar todos os treinamentos online/offline da instituição, para avaliar online os colaboradores e obter todas as métricas necessárias com avançados relatórios.
O treinamento online tem sido um grande aliado nos processos de acreditação, conforme temos comprovado com centenas de instituições que usam nossas soluções. A plataforma do Medportal oferece mais flexibilidade e efetividade a todo este processo, viabilizando que os colaboradores estejam sempre capacitados e atualizados e permitindo, em última análise, que os pacientes sejam melhor atendidos!
Alguns dos benefícios que o Medportal oferece:
Conteúdo exclusivo e de extrema qualidade, que pode ser utilizado como apoio ao conteúdo criado pela própria instituição (o que facilita a implementação do projeto para que ocorra de forma muito mais rápida e econômica).
Disponibilização de conteúdos online, na qual os profissionais de saúde podem assistir as aulas, cursos, protocolos e seguir trilhas de conhecimento quantas vezes for necessário, além de dispensar o deslocamento de todo corpo clínico para um auditório.
Avaliações que permitem averiguar continuamente quais os profissionais mais capacitados e quais precisam de novos treinamentos, de forma totalmente assertiva, customizável e escalável.
Relatórios completos, que viabilizam que todos os indicadores sejam acompanhados pelos gestores e pessoas envolvidas no processo de capacitação, garantindo maior governança, capilaridade, segurança e transparência do processo.
Acreditamos que profissionais capacitados podem transformar a realidade da saúde no país.
Vamos revolucionar a capacitação da sua instituição?

Equipe Medportal

Equipe Medportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: