Ambiente Virtual Facilita Capacitação

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A busca por soluções que permitem interações entre equipes e por capacitações que sejam efetivas e viáveis de qualquer lugar vem mobilizando diversos segmentos empresariais. E por lidar com pessoas em condições mais sensíveis, especificamente as instituições hospitalares precisam encontrar formas de melhorar a segurança e a assistência prestada aos seus pacientes. Felizmente, os avanços tecnológicos fizeram emergir uma gama de dispositivos e ferramentas para aprimorar, automatizar e apoiar o trabalho das equipes, tornando-se verdadeiros aliados no processo de qualificação do serviço.
Entre eles, estão os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), que colaboram para disseminar informações para os profissionais, aumentando o seu interesse pelas capacitações. O Medportal, por exemplo, é uma plataforma de atualização e extensão online em medicina e saúde, que oferece cursos para profissionais e estudantes da área em um ambiente virtual de aprendizagem, que pode ser de conteúdos personalizados pela instituição ou de conteúdos prontos nas áreas de acreditação hospitalar, assistencial e qualidade e segurança do paciente. Ao todo, mais de 160 hospitais já fizeram a adesão, dentre os quais está o Hospital Renascença, na capital sergipana.
Na visão do gerente de Tecnologia de Informação (TI) da Renascença, Themys Tadeu Neres, os processos virtuais de capacitação trazem o ambiente de Educação à Distância (EAD) para dentro das empresas. “Isso facilita, e muito, a agilidade e disponibilidade do treinamento, pois ele pode ser realizado de qualquer lugar, inclusive por celular ou tablet. Os ganhos para a instituição são enormes, pois a capacitação proporciona avaliações online, chat ao vivo com instrutores, além de todo o material em vídeo, áudio e documentos para serem vistos a qualquer momento”, pontuou Themys.
Todos os 366 colaboradores do Hospital já estão inscritos e podem fazer uso dos conteúdos do Medportal, a exemplo da técnica em Enfermagem Claudine Sousa Silva, que trabalha no Centro de Materiais e Esterilização – CME da Renascença. Ela conta como foi sua experiência inicial na plataforma. “Fiz um curso sobre humanização no atendimento e foi muito interessante. É muito proveitoso entender o quanto é necessário se doar ao paciente, dar o melhor de si e se colocar no lugar dele. Não é só chegar no quarto e fazer o básico. É preciso interagir, ser humano; isso faz a diferença. Amei o conteúdo disponível no curso”, contou.
As necessidades de treinamento dentro de uma instituição hospitalar abrangem tanto profissionais recém-admitidos quanto profissionais que já atuam há mais tempo nos diversos níveis de atendimento do corpo clínico. Na Renascença, o setor de Recursos Humanos faz esse mapeamento, com foco nas necessidades de cada setor, e as demandas são encaminhadas para o Núcleo de Educação Permanente – NEP. De acordo com a superintendente do Hospital, Andrea Drumond, a ferramenta integra um amplo programa de capacitação. “A incorporação da plataforma de Educação Digital da Medportal faz parte do conjunto de ações para qualificar a assistência prestada pela instituição, reconhecendo nosso compromisso com a saúde de qualidade, através da educação e capacitação dos nossos profissionais em prol do cuidado seguro e efetivo”, explicou.
Esse desenvolvimento de pessoas é, também para o CEO da Medportal, Thiago Constancio, a melhor escolha para a excelência da prestação de serviços médico-hospitalares diferenciados, em um mercado cada vez mais competitivo. “A utilização de plataformas digitais para treinamento e educação nos hospitais, com acompanhamento e controle de indicadores de resultado, tem sido a escolha mais racional e eficiente diante de um mundo em rápida transformação. Nos dias de hoje, fluência digital é pré-requisito para os profissionais levarem suas organizações a usufruir dos benefícios da transformação digital, e a educação digital é o primeiro passo para isso se tornar realidade”, concluiu.
Fonte: Jornal da Cidade, Aracaju (SE)

Equipe Medportal

Equipe Medportal

Assine nossa Newsletter

Fiquei tranquilo não enviamos SPAM.

%d blogueiros gostam disto: