Plataforma de Ensino a Distância e Compliance nos Hospitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A natureza da organização hospitalar impõe que a gestão do trabalho seja fortemente dependente dos profissionais, sendo estes os mais responsáveis pela eficiência e a qualidade dos processos e resultados alcançados. Nos últimos anos, mudanças dramáticas têm ocorrido na indústria de serviços de saúde no mundo todo. Por um lado a crescente pressão de demanda e a luta pela universalização de saúde. Por outro, o rápido desenvolvimento tecnológico e a inovação tecnológica médica, fazendo com que os custos do setor venham crescendo com velocidade cada vez mais elevada, deslocando-se aos demais setores da economia. Nesse contexto de pressão crescente por melhor gestão de custos, associado a um processo de regulamentação cada vez mais forte, temos presenciado um esforço grande de profissionalização das organizações de saúde, em busca de melhores níveis de eficiência e eficácia organizacional. Muito conhecido nas instituições financeiras, a área de Compliance, do inglês “comply”, agir de acordo com as regras, é a atividade de assegurar que a empresa está agindo de forma ética, absolutamente em linha com as normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas e imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento.
 

 
A educação continuada é colocada como elemento fundamental para o sucesso do gerenciamento de serviços de saúde, auxiliando profissionais no fortalecimento de seus conhecimentos e na maior segurança de aplicação do cuidado, indispensáveis para a qualidade na assistência. Qualidade é um dos focos permanentes da gestão, em uma perspectiva de melhoria contínua, envolvendo implementação de estrutura e processos de qualidade (comissões, protocolos, monitoramentos, análise de processos); acreditação externa; cumprimento de normas de vigilância de serviços; uso intensivo de informações; prontuários com qualidade nos registros; implementação de ferramentas de gestão clínica.
Em organizações pressionadas pelos fortes processos de regulamentação, custos crescentes e em busca de profissionalização, a plataforma de educação a distância pode ajudar no processo de implantação e implementação do programa de Compliance, dando sinergia e capilaridade ao programa através do alinhamento entre o Compliance e o ensino. Desta forma, é possível realizar programas elaborados e alinhados com a estratégia do hospital ao mesmo tempo levando conteúdo técnico relevante para profissionalização e melhoria da qualidade do serviço prestado; e regras, transparência, regulação, políticas, leis, requerimentos e normas aos funcionários e colaboradores.

Heverton Andrade

Heverton Andrade

Assine nossa Newsletter

Fiquei tranquilo não enviamos SPAM.

%d blogueiros gostam disto: