Ensino híbrido pode revolucionar os treinamentos em hospitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Vamos imaginar o seguinte cenário no dia a dia das áreas de qualidade e educação continuada de um hospital: A área de qualidade recebe o aviso de que o hospital almeja conquistar uma Acreditação Internacional. Definem a lista de treinamentos para os processos de acreditação que devem ser realizados em pouco tempo, gerando evidências, sem desfalcar demais as equipes dos setores e ainda com um orçamento restrito. Planejam junto à educação continuada como alcançar a meta, mas ao longo do estudo de viabilidade e planejamento a preocupação aumenta cada vez mais. E agora?
Se você se identificou nesse cenário, que é mais comum do que gostaríamos, fique sabendo que o ensino híbrido facilita muito os treinamentos nesses tipos de desafios.

A realidade da educação nos hospitais

Focar no desenvolvimento do desempenho máximo das equipes é uma das maiores prioridades entre os principais gestores em saúde do país. Os líderes entendem que seu envolvimento, mesmo que macro, afeta diretamente nos resultados das equipes, isto é, delegar cegamente deixou de ser uma opção. Cada vez mais as lideranças têm procurado soluções que os auxiliem neste compromisso, tornando todo o desafio menos operacional e mais estratégico.
Em busca da solução destes desafios, surgem cenários muito complexos:

  • Preparação de toda a equipe para os processos de Acreditação;
  • Desfalque nas equipes devido aos treinamentos obrigatórios;
  • Gastos com horas extras da equipe para realização dos treinamentos;
  • Dificuldade na geração de evidências dos treinamentos realizados e do desempenho dos colaboradores;
  • Lenta integração dos novos colaboradores;
  • Alta rotatividade dos funcionários.

 

Ensino híbrido

Nos últimos anos, inúmeras metodologias e tecnologias educacionais foram criadas e estudadas por renomadas organizações e especialistas do mundo inteiro. Em 2017, a Base Nacional Comum, documento de caráter normativo referente à educação básica, deixa claro que para alcançar uma educação de qualidade, torna-se imprescindível a adesão aos novos modelos de ensino. Dentre as metodologias e tecnologias que estão demonstrando cada vez mais resultados, trazendo para a realidade hospitalar, resolvi compartilhar um pouco mais sobre o ensino híbrido.
Através do ensino presencial e online mesclados em um só modelo de educação, cria-se uma modalidade que possibilita medir a padronização do aprendizado, erros e acertos individuais, tempo e rotina dos alunos. Percebe-se, portanto, que o ensino híbrido potencializa e facilita o acesso do aluno a um conteúdo adaptado e direcionado às suas necessidades. Além disso, o planejamento dos educadores se torna muito mais assertivo e personalizado para o aluno, alcançando resultados muito melhores.
Não podemos esquecer da flexibilidade que o ensino híbrido também proporciona aos alunos. Veja abaixo algumas das ferramentas mais utilizadas:

  • Áudios
  • Imagens
  • Vídeos
  • Jogos
  • Testes online

Não restam mais dúvidas de que a utilização desse modelo de ensino pode revolucionar toda a área de educação nos hospitais, beneficiando os profissionais de saúde, hospitais e principalmente os pacientes.

Ensino híbrido nos hospitais

Existem casos de hospitais com milhares de colaboradores que implementaram o ensino híbrido na educação continuada e conseguiram treinar, gerar evidência através de avaliações online, flexibilizar os horários de treinamentos e ainda reduzir custos com a tecnologia necessária para viabilizar essa estratégia. Parece bom demais para ser verdade, mas são casos de sucesso concretos de clientes do Medportal que aderiram à essa modalidade.


Vamos revolucionar a educação no seu hospital?


 
Outros materiais para você:
Como aumentar o lucro e a qualidade dos hospitais
Treinamentos melhoram o desfecho das emergências

CLIQUE AQUI e assista gratuitamente a Websérie de entrevistas online sobre a Gestão da Educação 2.0 para hospitais


Referências:

Carlos Sakuragui

Carlos Sakuragui

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: