Os desafios do profissional de saúde na era digital

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A saúde é um dos principais setores do mercado de trabalho no Brasil. Ela movimenta hospitais, clínicas, universidades e diversos profissionais nas mais diferentes áreas que a compõe.
É uma área que vive em constantes mudanças. Com o fenômeno de envelhecimento da população e com a inserção dos hábitos digitais, é preciso reavaliar as estratégias, rever processos e fazer bom uso das tecnologias. Isto muda não somente a forma como os profissionais de saúde estudam e se preparam, mas toda a rotina e o modo operacional que envolve a profissão.
A MUDANÇA DO COMPORTAMENTO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE COMEÇA NA GRADUAÇÃO
Segundo Aluisio Gomes, médico e diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense em Niterói (RJ), “A mudança do comportamento da nova geração de profissionais começa na academia, onde os alunos já entram familiarizados com a tecnologia. O perfil do professor hoje está além de compartilhar os seus conhecimentos e experiências, ele também vira um mediador dessas informações trazidas e buscadas pela internet, trabalhando os aspectos éticos e curiosos dessas notícias”.
Os gestores das empresas estão cada vez mais buscando soluções que permitam interações entre as equipes e capacitações que sejam efetivas e realizadas de qualquer lugar. Atualmente, existem diversos dispositivos e ferramentas de software para aprimorar, automatizar e apoiar o trabalho.
A combinação de todas as ferramentas digitais, hardwares e softwares, que permitem trabalhar e viver melhor, mais rápido e com mais expressão serão as mais buscadas pelos profissionais. Além disso, a questão da digitalização do trabalho tem outras implicações na condução dos atendimentos, unindo experiências integradas com múltiplos dispositivos, gestão de atenção e informação, aprendizagem rápida, assistência digital em tempo real e melhor uso do tempo através da automação.
 
PLANEJANDO TREINAMENTOS COM EFICIÊNCIA
Ivana Siqueira, ex-superintendente de Melhores Práticas do Hospital Sírio Libanês e atualmente consultora em Gestão e Educação em Saúde na DI Consult, diz que dentro de um hospital existem diversas áreas e diferentes níveis de profissionais. Para capacitar toda a sua equipe é importante primeiro entender o momento atual da sua instituição (quais são as incidências de tratamento e patologias e qual é a perspectiva?) e depois entender o perfil de seus funcionários (qualificação, tempo de casa, experiências). Após esse diagnóstico, você cria o planejamento de acordo com a pirâmide hierárquica de sua instituição, como vemos a seguir:

De acordo com Ivana: “a tecnologia veio nos ajudar nessa construção do planejamento de capacitação e treinamento dos profissionais, pois, ela pode nos avisar a periodicidade que o profissional foi treinado, pode nos informar e juntar todas as informações da instituição com as dos especialistas. Com isso, eu consigo criar um treinamento mais personalizado e dinâmico para toda a pirâmide”.
PESSOAS NO CENTRO DA ATENÇÃO
A tecnologia está presente no dia a dia de todos nós e de acordo com as pesquisas 49% das pessoas fazem buscas sobre saúde e se automedicam por “Dr. Google.” Martha Oliveira, CEO da ANAHP, associação que reúne os 100 maiores hospitais privados do país, diz que, “as instituições de saúde e os órgãos regulamentadores precisam estar preparados para essa transformação, precisamos pensar em como colocar as pessoas no centro da atenção. Os gestores precisam se abrir para essas mudanças e o treinamento da equipe é fundamental para atender esse novo perfil de paciente.”
Em um mundo que transborda informação e que muda tão rapidamente é importante as instituições e os profissionais estejam preparados com essas transformações digitais.
Por isso, todos os recursos que colaborem para a produtividade, para a saúde e para o bem estar geral devem constar nos planejamentos de todas as empresas do segmento.
Nós do Medportal acreditamos que com a tecnologia podemos não só dar eficiência a processos, mas principalmente temos possibilidades concretas de aproximar pessoas e melhorar a conveniência da aprendizagem para todos. Podemos tornar um simples treinamento em uma experiência única, leve e divertida.
SOBRE MEDPORTAL
O Medportal existe e trabalha para que seu hospital implemente e gerencie um programa inovador de educação online. Nosso foco é facilitar todo este processo e agregar maior escala e excelência a projetos educativos.
– Ambiente virtual de aprendizagem personalizado para sua instituição;
– Conteúdo online pronto para uso além dos seus próprios protocolos e treinamentos que facilmente serão disponibilizados para toda a instituição;
– Expertise na área (consultoria para implementação e acompanhamento).
Referências:
1. Websérie Medportal 2018: Transformação digital e o profissional de saúde do futuro
2. Websérie Medportal 2018: Modelos de Treinamento e Desenvolvimento de Profissionais de Saúde – Ivana Siqueira
3. Websérie MedPortal 2018: Formando para o Mercado de Trabalho em Transformação – Aluisio Gomes
4. Websérie Medportal 2018: Liderando as Mudanças Digitais na Saúde – Martha Oliveira

Equipe Medportal

Equipe Medportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: