Organizações de saúde investem em programas digitais de educação

A educação digital vem ganhando cada vez mais espaço como uma estratégia relevante para impactar a qualidade e segurança do cuidado em saúde, principalmente por ser mais atual, por ampliar o acesso aos treinamentos e dar agilidade na transmissão do conhecimento.
Nessa linha, o sistema de saúde inglês (National Health Service – NHS), um dos sistemas mais relevantes e estudados no mundo, publicou em 2018 uma matéria intitulada: Preparing the healthcare workforce to deliver the digital future, a qual afirma que “Além de melhorar o fluxo de trabalho e eficiência, as novas tecnologias oferecem a oportunidade para não apenas manter, mas melhorar e dar maior prioridade a relação paciente-médico.” (p. 14)
O crescimento do ensino online também tem a ver com as rápidas mudanças tecnológicas que estão acontecendo no setor, que geram preocupação em como adotar formatos mais adequados e sofisticados para capacitar os profissionais de saúde que entregarão este futuro digital.
No Brasil – Grupo Leforte
A rede em expansão formada por unidades hospitalares, consultórios de especialidades médicas, serviços de diagnóstico e um instituto voltado ao ensino e cultura vem investindo em educação online para dar conta da escala e necessidade de atualização constante, quase que em tempo real, das rotinas e práticas assistenciais, por exemplo. Diante desse desafio, o Leforte utiliza as soluções do Medportal para aumentar o alcance e eficiência dos treinamentos em suas diferentes unidades.
Rodrigo Lopes, CEO do Grupo Leforte relata:

“Há uma necessidade de o gestor ser educador e desenvolver sua equipe, essa união de necessidades, vontades, obrigações me levam a buscar cada vez mais entender as transformações.”
E continua: “Hoje, fechar um período e colocar todos os gestores em uma sala de aula é oportuno? Com uma plataforma eletrônica existe flexibilidade da entrega de conhecimento, informação, além de a comunicação ser otimizada.”.

Educação para líderes e gestores de saúde – Health Minds 
Nos últimos anos as organizações de saúde vivenciaram muitas transições em que a tecnologia está presente e isso tem gerado a preocupação crescente de capacitação de lideranças e também força de trabalho para lidar com essa transformação digital que está dada. Para ajudar organizações de saúde neste desafio, a Health Minds, empresa que atua no segmento de educação de executivos de saúde, compila todo o conhecimento em um único ambiente que envolve educação, relacionamento e benchmark com um revolucionário modelo de aprendizado e evolução na área da saúde.
Recentemente, a Health Minds iniciou a parceria com o Medportal para apoiá-la na implementação de tecnologia de educação digital com foco na disseminação de conteúdo online de alto nível em liderança, gestão hospitalar e inovação para clientes na área de saúde em todo país.
Para Alberto Leite, fundador e CEO da Health Minds:

“O profissional que está hoje dentro de uma organização precisa sair um pouco da “caixa”, ler mais sobre sua atividade, cursos de outras naturezas para que sejam eles os transformadores. Tanto o Medportal quanto a Minds Academy, cumprem um papel singular na formação de bons líderes, possibilitando que eles transformem o setor da saúde.”

Redução de horas de treinamento presencial otimiza o desempenho dos colaboradores
Com a forte busca pela qualidade e excelência assistencial e operacional das instituições de saúde, a educação digital se insere agregando resultados, acessibilidade, alcance e redução de custos.
O ensino online é compatível com as necessidades das organizações de saúde que possuem a preocupação com a capacitação e engajamento dos seus profissionais, buscando entregar resultados concretos para os pacientes e familiares.
Por outro lado, programas de ensino online bem estruturados proporcionam a redução de até 50% da necessidade de horas de treinamentos presenciais, o que torna o processo de capacitação mais eficiente, sem desfalcar um setor desnecessariamente.
Além dos benefícios como aumentar o engajamento de equipes de diferentes unidades, os treinamentos online podem padronizar o conhecimento transmitido e avaliado de todos os colaboradores, com a comodidade do uso de dispositivos conectados à web.
Neste sentido, o Medportal existe e trabalha para que hospitais e instituições de saúde transformem a educação e conquistem resultados expressivos, entendendo e se adaptando aos desafios enfrentados no dia a dia.

Picture of Equipe Medportal

Equipe Medportal

Categorias

 

Cases

Quer conhecer mais sobre o Medportal e como nossas soluções podem acelerar seu projeto de Educação?

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.