Saiba porque é importante integrar os sistemas de educação continuada ao ecossistema de TI em hospitais e instituições de saúde

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quando se pensa em tecnologia da informação para hospitais, as primeiras ideias que surgem são relacionadas ao atendimento de pacientes: prontuário digital, unificação de dados, facilidade de acesso a informações para diagnóstico, entre outros.
Nada mais justo, já que a principal missão das instituições de saúde que atuam na área assistencial é atender bem a seus pacientes. Dessa forma, é necessário que a instituição tenha um sistema eficiente para que um médico tenha acesso a um raio-X, por exemplo, no menor tempo e com a maior qualidade possível.
Mas, falar em tecnologia da informação em um hospital, pressupõe a construção de um cenário muito mais amplo. Por isso, propomos a seguir o exercício de imaginar a jornada de um paciente no hospital para verificarmos o quanto de tecnologia é empregada.
O setor de atendimento recebe o paciente, coleta seus dados e abre a solicitação de pagamento, geralmente pelo plano de saúde;

  • A contabilidade emite a nota fiscal e acrescenta o valor às receitas do hospital;
  • O financeiro fica com o registro para calcular impostos;
  • O setor de atendimento encaminha o paciente para a triagem;
  • A triagem encaminha o paciente para o atendimento com o médico responsável;
  • O médico responsável encaminha o paciente para a enfermaria ou para a realização de exames;
  • Os resultados são disponibilizados no sistema para acesso do médico;
  • O paciente retorna ao consultório para avaliação final, podendo ou não ser encaminhado para o setor de internação (o que, no caso, desencadeia uma nova jornada).

Imagine que cada pequeno processo citado acima demande um software específico, teremos a utilização de pelo menos oito programas diferentes. É como se cada processo fosse executado por empresas distintas, que não conversam entre si – mas que integram o mesmo ecossistema.
 
Integração como solução
Mesmo nos dias atuais, com a transformação digital já bem inserida em ambientes corporativos e a difusão de empresas dedicadas a soluções em TI cada vez maior, ainda há hospitais que atuam como o modelo descrito acima – em menor ou maior grau. Em alguns casos até de forma híbrida, mesclando processos digitais e analógicos impostos pela limitação de investimento.
Como consequência, isso pode gerar custos desnecessários, queda na eficiência e, na ponta do processo, um atendimento para o paciente que certamente poderia ser melhor.
Por isso, o ideal é migrar para o mundo digital em todos os pontos da jornada e realizar a integração dos sistemas. Dessa forma  os softwares conversarão entre si e garantirão, tanto o registro de procedimentos e informações referentes ao atendimento dos pacientes, quanto o seu acesso de forma facilitada.
 
A educação continuada no contexto da TI
Por aqui, já falamos em artigos anteriores sobre a relevância da educação continuada para o treinamento de equipes em hospitais, da necessidade de um gestor especializado na área e do engajamento dos colaboradores em todo o processo.
Também tratamos da importância da educação digital e dos AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) principalmente em meio à pandemia da COVID-19, em que é necessário capacitar equipes com a maior velocidade possível, sem abrir mão da qualidade no conteúdo.
Diante desse cenário, é essencial que a integração dos sistemas de TI também contemple os sistemas de educação continuada – o que nem sempre acontece. A educação continuada geralmente é vista como um processo independente, feito à parte, sem conexão com outros procedimentos, o que gera ineficiência.
Com a integração, seria possível anexar ao registro do colaborador se ele já concluiu determinado treinamento, identificar os colaboradores que acabaram de ser promovidos e portanto demandam novos conteúdos, entre outras possibilidades. Os gestores, de todas as áreas, poderiam enxergar em que pé está a capacitação de cada time para atribuir responsabilidades distintas de forma muito mais rápida e eficiente.
 
Conheça o Medportal
O Medportal oferece ferramentas de educação digital para organizações de saúde. Nosso time está preparado para dar suporte a líderes e gestores no estabelecimento de um ambiente virtual de aprendizagem personalizado de acordo com as necessidades e objetivos da instituição de saúde – inclusive com a integração dos sistemas.
Nossa solução resolve diversos problemas encontrados pelas instituições, tais como a dificuldade de estabelecer o treinamento diante das diferentes escalas de cada equipe; a necessidade de modernizar a capacitação; a facilidade de controle e visibilidade da aplicação do treinamento e a busca por acreditações, entre outros.
Entre em contato para conhecer nossas soluções e obter mais informações sobre os nossos serviços!

Equipe Medportal

Equipe Medportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: