Grandes players capacitam gratuitamente profissionais e líderes de saúde

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Com o crescimento exponencial em casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (COVID-19) no mundo, há uma preocupação das instituições de saúde em atender a estes pacientes de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelas autoridades e contribuir para evitar a maior propagação da doença. Frente a isso, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), entidade com maior representatividade dos profissionais com função de administração e gestão na área de saúde em Portugal,  juntou-se ao Medportal, empresa de inteligência em educação e conteúdo digital para o setor de saúde, para instituir o movimento #TODOSCONTRACOVID19, que reúne as principais informações e treinamentos sobre COVID-19 destinadas aos profissionais e lideranças de saúde.

Com acesso totalmente gratuito, a iniciativa somou mais de 26 mil acessos em apenas um mês de lançamento. Para a sua concepção, uma rigorosa curadoria de conteúdo foi estabelecida entre 41 instituições de grande reputação nacional e internacional. O objetivo do projeto é simples: fundamentar os conteúdos por área e usabilidade e, desta forma, agregar maior comodidade, escala e excelência à atualização de médicos, enfermeiros, técnicos e líderes de saúde que atuam no atual cenário de pandemia. Dentre as informações disponíveis, estão protocolos oficiais e normas técnicas emitidos pelo Ministério da Saúde e Anvisa, além de artigos, videoaulas e treinamentos digitais produzidos por especialistas de múltiplas áreas de atuação, como manejo clínico, infectologia, epidemiologia e cardiologia.

Durante a pandemia, os profissionais de saúde estão sendo muito impactados pela infecção causada pelo novo coronavírus. Por isso, existe uma preocupação das instituições de saúde em como treinar e capacitar rapidamente os médicos, enfermeiros e técnicos para atuarem na linha de frente de combate a Covid-19. Diante deste cenário, configurou-se uma rotina voltada a utilizar os recursos tecnológicos disponíveis combinada a outros fatores para enfrentar esse processo.

O Presidente da APAH (Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares) – Alexandre Lourenço, reforça a importância de ultrapassar as barreiras geográficas através da tecnologia e, através da educação, auxiliar a enfrentar a pandemia. “É uma excelente oportunidade para disseminar as boas práticas e diretrizes que temos adotado em Portugal, bem como proporcionar aos profissionais de saúde, uma plataforma que abarca conteúdos das mais variadas especialidades, bem como um contexto internacional bastante diferenciado. Nós da APAH agradecemos a parceria com o Brasil e esperamos que esta disseminação de informação seja muito útil”, completa.

O médico e CEO do Medportal, Thiago Constancio, acredita que a oferta gratuita de conteúdo sistematizado e de alta relevância só é possível a partir da colaboração de importantes instituições de saúde. Além da APAH, outros grandes players embarcaram na jornada de capacitar gratuitamente profissionais e líderes de saúde, como British Medical Journal, Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), iMedGroup Brasil, Informa Hospitalar, Anahp, Instituto D’or, SOBRASP, QMentum International, 3M entre outras. Thiago acredita que com essa parceira, é possível ajudar as pessoas a adotar as melhores práticas no combate à doença causada pelo vírus. “É importante que façamos parte da solução do problema. Com esse movimento, podemos ajudar diretamente os profissionais de saúde e a população em geral. Com a colaboração destas instituições e voluntários, reunimos em um só local o que é relevante para a expansão de medidas de segurança e assistência ao paciente adoecido pelo novo vírus”, afirma.

Semelhantemente a Alexandre Lourenço, Thiago Constancio justifica que a capacitação é essencial neste momento. “Quando temos uma equipe dentro da instituição altamente treinada para lidar com a pandemia, colaboramos para que este panorama de saúde seja controlado o mais breve possível”, declara. Constancio ainda discorre sobre a necessidade de filtrar adequadamente a grande carga de informações sobre o novo coronavírus. “Estamos lidando com muito conteúdos disponíveis na mídia, mas também podem ser informações que não condizem com o atual panorama ou que não tem uma fonte legítima. Por isso é essencial que exista uma maturidade tecnológica e intelectual diante desta situação. Foi esse cuidado que existiu no desenvolvimento do Todos Contra Covid-19”, finaliza.

O #TODOSCONTRACOVID19 é gratuito e pode ser acessado por dispositivos móveis ou desktops através do site  www.todoscontracovid19.com.br.

Equipe Medportal

Equipe Medportal

Assine nossa Newsletter

Fiquei tranquilo não enviamos SPAM.

%d blogueiros gostam disto: