5 Tendências para o setor de EAD em Saúde

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A tentativa de diminuir incertezas quanto aos investimentos que temos pela frente em educação e treinamentos nos faz capturar pistas do que tem funcionado ou tem chance maior de ser aplicado em nosso cenário do EAD em Saúde em um futuro imediato.
Nesse sentido, apontamos alguns pontos que se apresentam como tendência neste segmento e que merecem atenção de quem planeja o seu programa de treinamento em instituições de saúde:
1.  O primeiro ponto é a utilização cada vez mais ampla dos recursos de EAD para atender de forma rápida e eficiente as necessidades e lacunas imediatas do hospital ou escola e não somente utilizar cursos e treinamentos para construção futura do conhecimento. Chamamos de recursos o conjunto de funcionalidades que alavancam o conteúdo dentro de uma plataforma de EAD. Ou seja, focar nos recursos auxilia a obtenção de resultados também no curto prazo, auxilia o planejamento de estratégias para ampliar o aprendizado imediato, enquanto se mede o desempenho dos alunos e profissionais ao longo do tempo, gerando evidências. Isso é algo que tem se apresentado como prioridade para instituições que estão engajadas em processos de melhoria e acreditação.
2. Nessa linha, outra tendência são os jogos colaborativos com ranqueamento de alunos e equipes. É benéfico ao aprendizado e aumenta o engajamento dos alunos, principalmente quando consideramos à geração mais jovem. Aprender jogando é mais interessante e aumenta as chances de aprendizado em até 60%, segundo a nossa experiência.
3. Modelos híbridos de aprendizagem também se mostram como mais eficazes que somente o tradicional curso presencial ou apenas o curso online isolado. Para isso, metodologias ativas com tutoria, facilitação ou mediação podem ajudar a amalgamar as atividades presenciais e da web em um só movimento de aprendizagem.
4. O uso dos smartphones e outros dispositivos móveis já é uma realidade no Brasil e no mundo, nesse caso, as plataformas devem se tornar 100% mobile learning (m-learning) para dar conta dessa abordagem tecnológica.
5. No cenário internacional, tivemos acesso agora em abril ao relatório do MIT (Massachusetts Institute of Technology) sobre educação online que afirma que esta modalidade de ensino tem se consolidado como um catalisador de reformas educacionais mundo afora. Assim, podemos considerar que a mudança nos modelos e resultados de treinamentos e ensino em instituições de saúde passa pela utilização do modelo online, pois é fato que permite inúmeras e inovadoras abordagens, automatização monitorada e a criação de cenários de aprendizagem adaptativa, tudo isso com colaboração interdisciplinar.
É preciso considerar estas tendências. Quer conversar mais sobre estas e outras novidades? Entre em contato com a gente!
Acesse: http://www.medportal.com.br/solucoes-educacionais


Sobre o Medportal Soluções Educacionais:
O Medportal é o primeiro e maior provedor de plataformas de ensino a distância direcionadas a instituições de saúde no Brasil, contando com milhares de alunos matriculados em todos os estados do país e em mais 9 países. Criado com o intuito de desenvolver o ensino de medicina e saúde no país, o Medportal oferece tecnologia completa de treinamento, avaliação e certificação de profissionais para Hospitais, Instituições de Ensino e demais empresas do setor de saúde. As principais atividades do Medportal estão divididas em: (1) soluções educacionais (tecnologia + conteúdo + consultoria) customizadas  e (2) conteúdo de atualização (cursos e treinamentos) para profissionais de saúde através de websites próprios.

thiagoconstancio

thiagoconstancio

Médico Empreendedor. CEO Medportal. Doutorando em Estratégia e Inovação no IE/UFRJ. https://br.linkedin.com/in/thiagoconstancio

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: