Customer Development na prática!

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Quando iniciamos a construção da plataforma de EAD do Medportal decidimos seguir o caminho do Customer Development.
Em 2010, tínhamos uma infinidade de idéias e funcionalidades listadas em nossa frente e a necessidade de criar uma plataforma diferente, pois naquele momento não existia no mercado nada similar ao que pretendíamos: uma plataforma de EAD focada no mercado de saúde pronta para ser utilizada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, enfim, profissionais de saúde.
Elegemos as funcionalidades básicas para construção de um MVP. Para quem não conhece, MVP é o acrônimo de Minimum Viable Product, ou seja, um produto mínimo viável. Em 3 semanas já tínhamos nossa sala de aula virtual integrada com meio de pagamento para rodar conteúdo de atualização médica de qualidade incontestável.
Após algumas mudanças de direcionamento, chegamos ao nosso melhor momento e modelo de mercado. Modelo este totalmente validado com nosso cliente, hoje estamos focados no crescimento do mercado.
Fomos avaliados recentemente como a melhor solução de tecnologia no setor saúde, no Hospital Innovation Summit, credenciando nossa idéia Medportal Soluções Educacionais no mercado de saúde.

Customer Development

Customer Development é uma metodologia conhecida por contribuir para o início do movimento denominado Lean Startup. O empreendedor e acadêmico americano Steve Blank é o principal responsável pelo desenvolvimento desta metodologia. Em ”The Four Steps to the Epiphany”, Blank descreve o Customer Development como um processo para uma Startup encontrar o Product/Market Fit (alinhamento entre produto e mercado). No mesmo livro, o autor ainda expõe os limites do modelo tradicionalmente adotado pelas startups, motivando os empreendedores a fazerem válidas as suas hipóteses de mercado.
 

Princípios do Customer Development

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Blank, em seu livro The Startup Owner’s Manual coescrito por Bob Dorf, listou uma série de princípios do Customer Development. Para ele, são princípios que os empreendedores nunca devem esquecer. Abaixo eu listo os que acho mais interessantes:

  • Combine Customer Development com Desenvolvimento Ágil.
  • O fracasso é parte integrante da busca pelo seu modelo de negócio.
  • Se você tem medo de fracassar, então você está destinado a fazê-lo.
  • Valide suas hipóteses com conhecimentos.
  • Sucesso começa com investidores e co-fundadores comprando a sua ideia.
  • Tomada de decisões rápida e sem medo, tempo de ciclo, velocidade e ritmo.
  • Se isso não é sobre paixão, você está morto no dia que abrir as portas.
  • Preserve o dinheiro enquanto está procurando. Depois que encontrar, gaste.
  • Comunique e compartilhe aprendizado.
  • As startups precisam de conforto com o caos e a incerteza.

Coloque um belo sorriso no rosto de seu cliente fazendo o que ele realmente precisa.

Deixe de lado o achismo e coloque em prática sua idéia hoje e vá buscar mercado. Uma coisa é certo, o frio na barriga da primeira venda realizada e mercado cada vez mais validado não tem preço!

Nossas Soluções Educacionais

Para você que não conhece nossas soluções educacionais, a plataforma de EAD é o principal pilar para organização e distribuição de conteúdo online, gestão educacional, gestão e desenvolvimento de avaliações, acompanhamento de indicadores de desempenho na área de educação, visão multi-area, gamificação entre outras soluções.
Treine, Avalie e Certifique profissionais ligados ao Setor Saúde utilizando nossas Soluções Educacionais.

Venha conhecer o futuro da Educação Continuada para sua Instituição

Acesse nossa página do Medportal Soluções Educacionais e agende uma visita e teremos o prazer de lhe mostrar como sua instituição de saúde irá tratar com educação continuada agora.
Grande abraço, vida longa & próspera e até o próximo artigo.
 
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Vinicius Oliveira

Vinicius Oliveira

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