Hospital São Vicente de Curitiba: parceria de sucesso com o Medportal

Com 82 anos de história, o Hospital São Vicente de Curitiba é referência no transplante de fígado e rim em todo País. São 142 leitos, 24 deles destinados para Tratamento Intensivo (UTI), Pronto Atendimento 24 horas, Centro Médico nas mais diferentes especialidades, Centro de Especialidades, serviço de exames e laboratório de análises e sete salas de cirurgia – distribuídos em 10 mil metros quadrados de construção.

O hospital conta com 630 funcionários efetivos, mais de 700 médicos em seu corpo clínico e funcionários terceirizados que apoiam em diversas áreas. Todos eles capacitados e treinados por meio da plataforma do Medportal.

“Realizávamos os processos de educação permanente por meio de treinamentos presenciais. Mas, há um limite de expansão para isso, que esbarra muitas vezes na própria jornada de trabalho dos profissionais. Foram eles, inclusive, que começaram a pedir por mais capacitação; por isso, recorremos ao Medportal”, explica Emanuelle Pacheco, analista de desenvolvimento e capacitação do São Vicente.

Na prática

Desde então, são 169 cursos na plataforma, com 1.039 alunos cadastrados. “Precisávamos de uma ferramenta capaz de disponibilizar cursos de forma rápida e dinâmica. A maior parte dos nossos colaboradores é composta por enfermeiros e técnicos, que atuam em mais de um hospital e necessitam encaixar os cursos dentro desta rotina, sem ficarem tanto tempo fora do posto de trabalho”, conta a analista.

Essa, aliás, é uma das vantagens da plataforma do Medportal: ela possibilita que se crie treinamentos de acordo com a demanda de cada instituição. “De início, utilizamos os treinamentos já disponíveis dentro da plataforma – o que fazemos até hoje, às vezes com alguns complementos e adequações de acordo com nossa necessidade. Depois, começamos a construir nosso próprio material, seguindo a orientação dos gestores de cada área”, revela Emanuelle.

Para se chegar ao conteúdo ideal, é realizada uma reunião com os gestores, para compreender o que é preciso ser desenvolvido e de que forma: se por vídeo ou de maneira mais interativa. “Em seguida, realizo o desenvolvimento do material do treinamento, o gestor valida e disponibilizamos na plataforma”, diz a analista.

Feedback

O retorno dos colaboradores sobre os treinamentos foi excelente, segundo as palavras da própria Emanuelle. “O pessoal adorou, o feedback foi muito positivo, todos gostam bastante dos treinamentos online, pois viram que é possível adquirir bons conteúdos de uma forma rápida e prática. Aqui em nossa região, desconheço outro hospital que ofereça isso.”

Por isso, a taxa de conclusão das aulas sempre foi alta e hoje chega aos 93%. Para que este percentual cresça ainda mais, o departamento de Recursos Humanos do São Vicente trabalha próximo aos gestores e utiliza os recursos da plataforma do Medportal para gerar relatórios e avaliações.

“Geramos relatórios semanalmente para que as lideranças de cada área auxiliem os colaboradores que estão com alguma dificuldade em acompanhar os cursos. Também fizemos um sistema de avaliação de tarefas antes e depois do curso, para verificarmos se houve avanços. As notas sempre melhoram.”

Foi estipulada ainda uma quantidade mensal de treinamentos, para que não haja sobrecarga e subaproveitamento do material: normalmente, é disponibilizado um conteúdo sobre competências, outro de segurança no trabalho e outro para a área assistencial.

Investimento

A analista considera que a contratação de uma plataforma de ensino continuado é um excelente investimento. “Hoje, devido à pandemia, as empresas estão olhando muito a questão do custo. Mas, treinamento não é custo; é investimento. Contar com um colaborador treinado e motivado é muito melhor do que ter alguém sem engajamento, desestimulado, que pode até por isso buscar outra instituição para trabalhar.”

Segundo ela, trata-se de um caminho sem volta, pois o público incorporou o online a sua jornada de aprendizado. Outro ponto é a economia. “Há redução nos custos de logística, de estrutura para inscrições e deslocamento. De fato, é algo que veio para ficar”, aponta Emanuelle.

Para quem deseja implantar uma estrutura de educação continuada, a analista sugere planejamento e confiança na plataforma – que dá todos os subsídios e suporte para que o processo seja tranquilo. “Além disso, o Medportal já oferece alguns conteúdos muito bons, principalmente para a área assistencial. O que é muito prático e nos poupa muito tempo”, finalizou.

Picture of marketingmedportal

marketingmedportal

Categorias

 

Cases

Quer conhecer mais sobre o Medportal e como nossas soluções podem acelerar seu projeto de Educação?

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.