Entrevista: conheça a história do hospital que inovou ao utilizar a plataforma de EAD para realizar processos seletivos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Ao fundo, Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Foto: Divulgação HMCC.


O Instituto de Ensino e Pesquisa já era um processo estabelecido no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), que utilizava a plataforma de LMS (Learning Machine System) do Medportal desde abril de 2019 para difundir conteúdos digitais entre os seus colaboradores. E, diante da pandemia, quando se viram obrigados a mudar todo o sistema de processos seletivos da instituição, não tiveram dúvida ao recorrer ao Medportal e propor uma inovação: realizar as provas dos processos seletivos pela plataforma.  

A iniciativa foi tão bem sucedida que só no primeiro semestre de 2021, o hospital aplicou 3.690 provas por meio da plataforma. Toda a configuração nas avaliações foi feita de forma personalizada para o HMCC. 

Só para se ter uma ideia, quando termina o tempo configurado para a realização da prova, a janela é salva e se fecha automaticamente. E mesmo que o candidato tente, não conseguirá realizar a prova novamente.

Para a Coordenadora Administrativa do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do HMCC, Denise Luciane Pesamosca, a iniciativa foi fundamental e ajudou a poupar o tempo e a saúde dos colaboradores, que antes precisavam deixar seus postos para aplicar as provas. Em entrevista ao Medportal, ela falou sobre os benefícios que percebeu com essa inovação.

E também comentou sobre as outras formas de utilização da plataforma, que vão ao encontro de uma das principais missões do HMCC: promover a cultura humanizada buscando excelência no atendimento. “Com um conhecimento mais direcionado, conseguimos preparar o colaborador para que ele atenda da melhor forma os pacientes, ao mesmo tempo, zelando por sua própria saúde”, afirmou. 

O atendimento humanizado prioriza a qualidade assistencial, o respeito à dignidade do paciente e a necessidade de repensar a gestão dos processos de trabalho. Com a educação continuada, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti consegue manter os colaboradores próximos e engajados, buscando inovar nos conteúdos para atender as demandas do setor. 

Confira abaixo a entrevista na íntegra e veja os benefícios dessa inovação.

ENTREVISTA

Desde quando vocês optaram por estabelecer a educação continuada e como foi essa decisão?

A educação continuada tem alguns anos e já trabalhamos em alguns modelos. Antigamente, ela estava vinculada ao RH, era voltada para admissão do colaborador. Depois, direcionamos para enfermagem, por ser onde tem o maior público e assistência direta ao paciente, porém havia a necessidade de uma unificação com o setor responsável por ensino na instituição, surgiu a proposta de trazer a educação continuada para o instituto de ensino e pesquisa. 
O IEP é também voltado para a educação corporativa, que abrange a área médica, a fisioterapia, farmácia, o administrativo, enfim, todas as demais. Hoje temos três enfermeiros que trabalham tanto no treinamento prático, quanto no teórico. E contamos com a plataforma do Medportal, que é por onde oferecemos diversos cursos, tanto obrigatórios, quanto facultativos, para todas as áreas. Na plataforma temos cursos de biossegurança, radioproteção, resíduos, entre outros.

E que mudanças na utilização da plataforma vocês realizaram nos últimos dois anos?

Com a pandemia, tivemos muitas mudanças, uma delas foi a contratação de novos colaboradores. E nós conseguimos levar esse desafio para a plataforma no sentido de desenvolver as avaliações. 

De imediato, a equipe do Medportal topou nos auxiliar nesse projeto para que pudéssemos realizar as provas por ali. E desde então trabalhamos nesse formato, tanto para candidato interno, quanto para externo. 

Conseguimos personalizar exatamente como gostaríamos, inclusive com tempo determinado para abrir e fechar as provas, e com adaptação dos formatos: temos provas de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, com imagens etc. Foi realmente muito positivo.  

Quais benefícios a instituição mapeou em relação a iniciar os processos de contratação com a plataforma de educação digital?

Para aplicarmos uma prova para 1.000 candidatos, precisávamos recrutar muitos colaboradores a fim de acompanhar as provas nas salas. Com a pandemia, que impôs a redução de pessoas por salas nas provas, precisaríamos aumentar o número de salas e de colaboradores que teriam que deixar as suas atividades para aplicar essas provas. 

Além disso, havia geração de horas extras em outras demandas. Então, conseguimos reduzir esse cenário drasticamente, porque o colaborador não precisa mais ser retirado de seu trabalho para aplicar a prova. Sem contar que foi uma maneira mais fácil, porque corrigir 1.000 provas demora. Então foi um gatilho que realmente nos possibilitou otimizar o tempo e otimizar a equipe.

Outro ponto importante e que fez toda a diferença é que conseguimos introduzir o Medportal também para fazer a integração desses novos colaboradores. Antes, eram três dias de palestras e três dias em que recrutávamos os nossos colaboradores, em geral da gerência, para recepcionar os recém-chegados. E o cronograma prevê essas atividades todo mês, então, geramos uma boa economia de tempo. Com a plataforma, produzimos os vídeos, reunimos as informações e tudo é feito por ali. 

Como é o processo de contratação como um todo?

Além da prova escrita, eles fazem o teste psicológico e depois a entrevista. Então, todo esse conteúdo teórico foi transferido para a plataforma, que já faz uma primeira seleção. Depois fazemos as outras duas etapas presencialmente. 

E a capacitação digital consegue auxiliar para além desse momento de avaliação?

Sim, com certeza. Ainda mais se considerarmos que hoje é difícil quem não fique tanto tempo no celular, e tudo pode ser feito pelo celular. Por exemplo, para o colaborador desprender um tempo para sair de casa a fim de fazer um treinamento, nem sempre é possível por vários motivos: não tem com quem deixar o filho ou tem algum outro impedimento. E com a plataforma, o colaborador pode realizar os cursos e treinamentos a qualquer momento. Então, nós temos no hospital uma sala de informática à disposição do colaborador. Além disso, a plataforma é liberada em todos os computadores do hospital e, com isso, ele consegue acessar o conteúdo em seu próprio setor. 

E a plataforma ajuda na divulgação da cultura institucional para que o novo colaborador se integre ao ambiente e se adapte aos protocolos da instituição. Temos trabalhado isso porque queremos ver essa semente se desenvolvendo sempre. Curiosamente, nesta semana, recebi uns cinco e-mails de gerentes pedindo informações sobre a plataforma porque querem inserir cursos. Então, essa procura vem crescendo muito porque eles entendem que a plataforma está aí para agregar. 

E como vocês regam essa semente, o que fazem para que ela cresça e floresça?

Sempre tentando inovar, colocando cursos novos, mostrando os benefícios desse modelo de treinamento, uma vez que ele trabalha com avaliação pré e pós, então, nós conseguimos ver o quanto que realmente esse treinamento teve resultado sobre o colaborador. Assim, temos utilizado cada vez mais a plataforma, gerando relatórios e analisando as notas a fim de motivar ainda mais o colaborador.

E como vocês avaliam se esses objetivos estão sendo atingidos, que indicadores vocês utilizam para essa avaliação?

Estabelecemos uma nota mínima de 70 pontos na prova para que o colaborador atinja um nível desejado. Também avaliamos a frequência no curso e estamos sempre acompanhando esses resultados.

E foi interessante porque fizemos um treinamento em que alguns colaboradores não atingiram essa nota mínima, e como a plataforma mostra onde eles erraram, a supervisora da unidade pôde chamá-los e tirar as dúvidas de todos eles, então, ela reforçou um conteúdo importante que tinha deixado dúvida para alguns. Essa possibilidade de acompanhamento é muito interessante.

E quais as expectativas para o futuro em relação à educação digital no HMCC?

Que nós possamos difundir esse conteúdo cada vez mais, esse é o maior desafio. E para isso precisamos estimular o colaborador para que ele acesse a plataforma com frequência, seguro de que ali terá um novo conteúdo para ele. Nosso desejo é que os colaboradores sintam a necessidade de buscar mais conhecimento espontaneamente. É outro trabalho diário e constante que temos tentado fazer.

Aprimorar os processos seletivos da sua instituição também é um desafio, este é mais um motivo para você entrar em contato com o Medportal para que possamos apoiar a sua instituição de saúde. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Sobre o HMCC

Inaugurado em julho de 1979, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti foi construído pela Itaipu Binacional inicialmente para atender seus trabalhadores durante a construção da maior usina hidrelétrica do mundo. No entanto, o hospital foi muito além de sua missão original e passou a ser referência em saúde para uma grande região. Em 1994 foi instituída a Fundação de Saúde Itaiguapy para administrar o Hospital Ministro Costa Cavalcanti. A partir desse ano, o hospital vem passando por uma série de reformas estruturais para oferecer o mais alto nível de atendimento hospitalar da região. Em 1996, o HMCC iniciou o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde e atualmente mais de 60% dos atendimentos são destinados aos usuários do SUS.

Sobre o Medportal

O Medportal trabalha oferecendo ferramentas para que organizações de saúde implementem e gerenciem programas de educação digital. São mais de 300 mil profissionais de saúde, de aproximadamente 220 organizações ativas em suas plataformas especializadas em conteúdo e capacitação digital. Como resultado do programa, os clientes apresentam considerável redução de custos em treinamentos, melhorias em NPS de clientes, inteligência em dados, relatórios e benchmark com outras instituições de saúde.

As instituições clientes tem a possibilidade de inserir seus próprios protocolos e treinamentos nas plataformas, além disso, com a biblioteca de conteúdos do Medportal, organizações de saúde podem iniciar projetos de educação digital com treinamentos prontos para uso, elaborados com a expertise de especialistas em áreas estratégicas da educação. Entre em contato com nossos especialistas e implemente um programa de Educação Digital.

marketingmedportal

marketingmedportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: