Grupo Opty: soluções em ensino à distância para 2,5 mil colaboradores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cliente do Medportal desde fevereiro de 2021, o Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 25 marcas associadas, em 81 unidades de atendimento, 1300 médicos oftalmologistas e 2800 colaboradores em sete estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Tamanha estrutura precisava de uma larga plataforma de ensino digital à distância para dar conta de disseminar a cultura do grupo em diferentes regiões, coordenar as ações da diretoria, responder às necessidades dos diferentes postos e cargos de colaboradores, executar o onboarding de novos funcionários – e deixar claro para todo esse público qual o jeito Opty de cuidar das pessoas.

Para saber um pouco mais sobre os desafios, resultados e próximos planos do grupo, convidamos para um bate-papo quem lida diretamente com o core da operação, lado a lado com a diretoria – e também quem está na ponta, na aplicabilidade.

Assim, confira nos tópicos abaixo o que têm a dizer Tainara Rosendal, do núcleo de Gestão de Pessoas e Corporativo e à frente da Opty Academy e Ariana Alves, responsável pela Gestão de Pessoas da Regional Bahia.

Resultado do investimento
Um dos pontos ressaltados por ambas é que o grupo Opty possui um perfil bastante diversificado de colaboradores: são de várias regiões, nichos profissionais diferentes e diferentes níveis de escolaridade. “Nosso colaborador nem sempre é da área da saúde, mais especificamente da oftalmologia. Assim, por meio da educação digital, temos a oportunidade de colocá-lo em contato maior com o nosso negócio. Temos trilhas de formação para vários assuntos do nosso dia a dia, como catarata e glaucoma, por exemplo. Assim, quem chega hoje no grupo tem noções de oftalmologia através da plataforma”, explica Tainara.

Outro ponto ressaltado é a chegada constante de novos colaboradores, potencializada pela expansão com a aquisição de novas marcas. As ferramentas de educação à distância facilitam demais a integração. “Saber o que vendem e com o que trabalham é muito útil e positivo, principalmente para os novos colaboradores. Afinal, essas são questões de base para o grupo, que ajudam demais no on board e a disseminar a cultura da empresa. As trilhas, por sua vez, geram engajamento e uma competitividade sadia entre as regionais para ver qual conclui primeiro determinado ciclo”, conta Ariana.

Na imagem, Carlos Sakuragui, General Manager do Medportal, junto a Tainara Rosendal, do núcleo de Gestão de Pessoas e Corporativo do Opty durante visita para mapear andamento do projeto e oportunidades futuras de desenvolvimento.

Benefícios mapeados
Uma única plataforma também promove a integração entre as diferentes marcas do grupo nos quatro cantos do país. Este benefício é ressaltado pelas entrevistadas, pois consolida a sensação de pertencimento à Opty. “O grupo é grande, com várias marcas em muitos estados. Por isso, a maior parte da equipe não se conhece. Com as aulas, além do conteúdo em si, conseguimos fazer com que as pessoas se vejam e se reconheçam”, diz Tainara.

Em consonância, a gestora de pessoas da Bahia pontua que além de se entender o negócio de forma mais rápida e prática, as pessoas se sentem representadas quando se veem no vídeo ou assistem a um conteúdo com alguém conhecido. “Esse espelhamento engaja, gera sentimento de pertencimento e aproxima a linguagem – o que talvez não aconteceria se a aula fosse ministrada por alguém de fora”, argumenta Ariana.

Educação e crescimento contínuo
O fato de o grupo promover aquisições constantes, aumentando cada vez mais a capilaridade, gera um grande desafio: como disseminar adequadamente os conteúdos?

“Aqui no setor corporativo, definimos quando as trilhas de formação serão incluídas na plataforma. Em seguida, organizamos um conjunto de ações de divulgação, como e-mail marketing e distribuição aos grupos de whatsapp dos RHs das regionais – que, ao receberem este material, pedem auxílio aos líderes para que eles engajem também”, revela Tainara.

Segundo Ariana, há sempre uma troca entre o corporativo e as regionais. “Aqui na base, nosso papel é fomentar o material produzido. Por isso, pedimos sempre que as lideranças vejam e acompanhem o conteúdo para que a partir deles comece a difusão. Antes da pandemia, era preciso deslocar a equipe para se fazer qualquer treinamento, por exemplo. Hoje, conseguimos fazer isso na palma da mão, pelo celular.”

Protagonismo da carreira
Outro desafio importante é o de equilibrar o tempo que os usuários possuem para serem protagonistas de sua própria carreira com a demanda de cursos. “O ritmo de trabalho para todos é muito intenso. Então, temos que conscientizar o colaborador a separar um pouquinho de tempo para assistir aos treinamentos – e buscar agenda para os produtores de conteúdo, geralmente médicos com pouco tempo disponível”, argumenta Tainara.

Na ponta, a construção do protagonismo na carreira recebe grande estímulo por parte dos gestores e da própria instituição. “Nosso papel é trazer o material do corporativo e incentivar os colaboradores a deterem o protagonismo de sua vida profissional, cumprindo o treinamento inclusive no trabalho. Não obrigamos nada, apenas incentivamos, buscamos conscientizar a todos sobre a importância de ser responsável pela sua própria jornada”, conta Ariana.

Desafios atuais
O grupo também está atento às demandas vindas dos colaboradores, que muitas vezes não têm ligação direta com o core do negócio da Opty, mas são reconhecidas como de grande utilidade para o aprimoramento profissional e pessoal. “Um dos nossos desafios é dar mais espaço ao que as equipes solicitam, disponibilizando na plataforma conteúdos que elas não necessariamente utilizam no dia a dia da oftalmologia, mas que são importantes para a formação profissional”, afirma Tainara.

Ariana lembra que o público do grupo é bastante variado, com pessoas que falam cinco línguas a outras com ensino fundamental incompleto. Assim, como promover assuntos que interessem essa multiplicidade de níveis? “De fato, um dos nossos desafios é produzir material que seja percebido como necessário também ao pessoal que trabalha na ponta, alinhando essas expectativas com os objetivos do corporativo”, explica.

Planos para o futuro
Todo empenho para a construção da estrutura atual da Opty Academy não pode parar. O grupo sabe que o conteúdo das plataformas digitais têm de ser constantemente renovado para continuar gerando interesse, relevância e engajamento. Porém, sem abandonar o que já foi conquistado.

“Queremos inserir na plataforma conteúdos válidos para todos os públicos, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Praticamente todo mês temos novos colaboradores; por isso, é importante que certos materiais sejam comunicados constantemente. Pedimos, inclusive, que os gerentes, diretores – a alta liderança – assistam aos conteúdos, justamente para engajar sua equipe a fazer o mesmo”, informa Tainara.

Similar a Rosendal, Ariana que ao produzir nossos conteúdos, a equipe busca sempre pensar em três frentes: o que as gestoras consideram importante, o que a equipe de colaboradores enxerga como fundamental e o que o mercado avalia como mandatório. “Além disso, é preciso uma visão sistêmica do negócio para que todos se envolvam com a cultura da empresa, integrando o corporativo com as pontas. Por fim, materiais com conteúdo comportamental, como comunicação não-violenta, postura etc., também são muito importantes para os nossos objetivos”, conclui Ariana.

Contato
Deseja saber mais sobre nossas soluções em ensino digital à distância e promover melhorias como as do Grupo Opty? Estamos prontos para lhe ajudar: entre em contato.

marketingmedportal

marketingmedportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: