Soluções do Medportal auxiliam Rede de Saúde Divina Providência a incrementar ensino digital a distância

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cliente do Medportal desde setembro do ano passado, a Rede de Saúde Divina Providência (RSDP), do Rio Grande do Sul, encontrou em nossa plataforma de ensino digital a distância soluções tecnológicas acessíveis, rapidamente implantadas e integradas aos sistemas hospitalares, a fim de incrementar a educação e capacitação permanente de seus colaboradores.

A Rede é bastante abrangente: são cinco hospitais (dois em Porto Alegre, um em Estrela, um em Arroio do Meio e outro em Progresso, estes três últimos no Vale do Taquari); um Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC); e 34 unidades básicas de saúde na capital. São, aproximadamente, 5.400 colaboradores e estagiários em treinamento na plataforma, um contingente que anualmente realiza 21 mil cirurgias, 250 mil atendimentos médicos e 590 mil serviços auxiliares de diagnóstico. 

Desde 2018, a RSDP procurava por uma plataforma de ensino digital que se adequasse às suas necessidades, passando por experiências incompletas ou insatisfatórias. Nenhuma, no entanto, foi capaz de suprir completamente o que precisavam: a possibilidade de se assistir aos cursos dentro e fora do ambiente hospitalar; um suporte tecnológico mais rápido, próximo e disponível; e liberdade para adoção de diferentes formatos de videoaulas, totalmente integradas aos sistemas hospitalares, automatizando os fluxos gerenciais educacionais.

Dentro do Divina Providência, todo esse trabalho é realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa, sob a coordenação de Murilo dos Santos Graeff e acompanhado de perto pela pedagoga Charlene Keil, que chegou à Rede depois de 14 anos de experiência em EAD, para gerenciar a plataforma digital. As iniciativas mesclam atividades presenciais e a distância.

Até o momento, já foram produzidos vários cursos na área assistencial e hospitalar. E um dos planos deste ano é ampliar a oferta de conteúdo interno – e, em um futuro próximo, também oferecer para públicos externos. 

Desafio
Logo de início, houve um desafio de implantação: as ferramentas do Medportal deveriam ser instaladas de maneira que não se perdesse o acesso aos conteúdos já produzidos pela plataforma anterior – e integrando tudo ao sistema da RSDP.

Em menos de um mês, a tarefa foi executada, inclusive com a inserção de cursos via plataforma do Medportal. A adversidade a ser enfrentada era garantir que os colaboradores não estranhassem a substituição das plataformas a ponto de comprometer o andamento das aulas. O que não aconteceu.

A fim de engajar ainda mais a participação de todos, era fundamental fazer com que os cursos também estivessem disponíveis para serem assistidos fora do ambiente hospitalar com total rastreabilidade, recurso indisponível nas experiências anteriores.

Além disso, Charlene destaca a rapidez, prontidão e facilidade de contato com o Medportal, frisando que um bom suporte é muito relevante na relação. “É essencial receber isso da plataforma contratada, o que temos com vocês. O atendimento não é só por e-mail, ou via chat, como já experimentamos. Com o Medportal, sabemos que há alguém responsável por nossa empresa, com quem podemos contar com velocidade em momentos mais urgentes”, relata.

Como funciona
Com todo esse desafio tecnológico superado, a instituição investiu forte na produção de conteúdo próprio, utilizando metodologias e formatos inovadores, com recursos de design exclusivos. Foram produzidos e disponibilizados inúmeros cursos em formato SCORM na área assistencial e hospitalar, que vão desde higienização de mãos, até iniciativas de produtividade e gestão de tempo.

Em geral, a demanda de conteúdo parte de alguma área específica, que produz o material de acordo com o que consideram necessário. Em seguida, ele segue para o Centro de Ensino e Pesquisa, que auxilia na estruturação do roteiro e nas gravações. Por fim, edita-se tudo e o curso é lançado na plataforma. Um grande diferencial da plataforma é a compatibilidade com vários formatos de conteúdos digitais e a facilidade e autonomia que traz ao gestor educacional para fazer o upload e disponibilizar aos colaboradores.

A Rede de Saúde Divina Providência é uma rede constituída por cinco hospitais e 34 unidades básicas de saúde. Por isso, divulgar adequadamente todo conteúdo produzido e disponibilizado é fundamental.

Para isso, além do suporte das lideranças, o grupo conta com o apoio de analistas de educação corporativa presentes em cada um dos hospitais e facilitadores especialmente selecionados, tudo para que os conteúdos sejam impulsionados para o maior número possível de colaboradores.

A Rede possui ainda laboratórios de informática nos quais é possível assistir aos cursos dentro do ambiente hospitalar. “Temos uma meta mensal de três horas de treinamento para cada funcionário”, explica Charlene.

Por fim, todos os cursos contam com emissão de certificado – o que pode beneficiar os alunos não só na função que exercem no hospital, mas no futuro, em uma eventual prova de título, por exemplo.

Avaliação
Cada curso disponibilizado, seja ele presencial ou online, é cadastrado no sistema da Rede, que permite verificar quantas horas foram feitas em cada setor, o tempo que cada colaborador estudou, quais foram totalmente concluídos e quais merecem mais atenção.

A partir disso, são feitas reuniões mensais por setor para avaliação do que está gerando resultados e do que precisa ser melhorado.

“Tudo isso para conseguir melhorar o nosso foco, que é sempre ampliar a hora-treinamento”, reforça Charlene.

Futuro
Após inúmeros obstáculos superados, o grupo traça planos para o futuro. Entre eles, o de também adotar nas jornadas de aprendizado dos colaboradores os cursos prontos já disponibilizados pelo Medportal.

“Além disso, também queremos inserir mais cursos próprios dentro da plataforma. Temos planos de vender conteúdo para fora – e sabemos que a plataforma de vocês consegue nos ajudar nisso”, completa.

Contato
Nosso blog apresenta outros cases e soluções que podem ser úteis para a sua instituição. Por favor, confira nossos outros artigos e entre em contato.

marketingmedportal

marketingmedportal

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.

    %d blogueiros gostam disto: