Tecnologia, liderança e comunicação: receita de sucesso no atendimento a pacientes

Foto: Hospital Dom Alvarenga / Divulgação

Quando o Hospital Dom Alvarenga decidiu adotar a educação continuada, sabia que esse era um caminho certeiro para melhorar a qualidade do trabalho oferecido e manter seus colaboradores sempre atualizados. O que ninguém imaginava era ter um engajamento tão forte nessa iniciativa, com percentuais de participação tão importantes. 

No último ano, além de registrar alta escalabilidade, com o crescimento dos alunos matriculados em cursos, o índice de cursos concluídos foi de 97,89%, com nota média de 97,66 nas provas. O resultado foi a melhora do atendimento aos pacientes, com profissionais mais bem preparados e seguros, especialmente diante do momento inesperado de pandemia. 

A caminhada exigiu dedicação dos profissionais de Desenvolvimento de Pessoas, que precisaram encontrar alternativas para estimular a participação dos colaboradores. Eles sabiam que não seria fácil, mas a certeza do efeito positivo, os motivou a seguir em frente dispostos a abrir caminhos. E, assim, se tornaram exemplo nessa empreitada de treinamentos que, em decorrência da pandemia, passaram a ser exclusivamente online. 

A escolha da ferramenta digital de educação continuada do Medportal, contudo, veio muito antes do coronavírus ser disseminado mundo afora. Essa parceria já tem mais de dois anos de cultivo, nutrição e bons frutos.

“A plataforma reduz muito o tempo do colaborador com educação continuada. Em sala de aula, o processo demora mais, porque tem que preencher questionários, entre outras questões que acabam atrasando. Nesse sentido, a plataforma otimiza muito o tempo. Às vezes, o colaborador nem acredita que não precisará sair de seu setor para se atualizar e que em poucos minutos terá avançado mais uma etapa na jornada do conhecimento”, relatou Adriana Perez Soares, Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas.

A consolidação da educação continuada
Quando decidiu apresentar a plataforma de treinamentos para o Hospital, a equipe de Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com o Departamento de Marketing e Comunicação, gravou um vídeo, que foi enviado por e-mail para os colaboradores.

Dois meses depois, perceberam que a adesão ainda não estava como gostariam, então passaram a enviar e-mails mensalmente para estimular o acesso. O passo certeiro foi dado quando todos os gestores foram envolvidos no processo e passaram a estimular os seus liderados nessa experiência da educação continuada digital. 

“Nós percebemos que as pessoas têm medo da tecnologia, sem contar que o novo assusta. Mas com o incentivo do gestor, com paciência e com explicações didáticas sobre como a plataforma funciona, tudo fluiu melhor”, comentou Adriana.

Segundo ela, outra estratégia utilizada na consolidação dos treinamentos, foi recrutar alguns colaboradores para produzir o conteúdo. Atualmente, o Dom Alvarenga tem 91 cursos cadastrados na plataforma, dos quais apenas 30 foram criados pelo Medportal

“O lado bom de não criar conteúdo sozinho é que os profissionais falam a linguagem do setor. Então, por exemplo, quando a farmacêutica gravou o vídeo, utilizou termos que são familiares para os colaboradores, e isso gera empatia. E os cursos do Medportal são muito importantes, porque complementam a nossa grade. A gente tem percebido a inserção de novos conteúdos constantemente, ainda mais agora que tudo ficou online, isso é muito bom”, falou Adriana. 

Em princípio, a intenção era promover treinamentos técnicos. Mas atualmente, a plataforma também é utilizada para os treinamentos comportamentais. “Eu recebi vários elogios ao programa na última reunião que tivemos, então, a plataforma entrou para ampliar a visão das pessoas sobre o quanto o treinamento é importante”, destacou Adriana.

Hoje, a plataforma já é utilizada no processo de integração do funcionário novo, que tem acesso aos conteúdos com sugestões da trilha do conhecimento. A aceitação tem sido excelente.

Conceitualização
Para a analista de desenvolvimento de pessoas do Hospital Dom Alvarenga, a psicóloga Marcella de Abreu, conceituar os termos é uma forma de reforçar o conteúdo, dando clareza sobre o seu significado e facilitando um posicionamento do colaborador. 

“Hoje há muitos assuntos abordados ao mesmo tempo, mas as pessoas não se aprofundam em nada. Aquilo que está na internet é tido como verdade e pronto. Então, é preciso despertar esta reflexão e estimular a conceitualização”, afirmou.

Para ela, a geração mais jovem tem um lado muito favorável, que é o de estar pronta para o EAD, para o online, para o imediatismo. Por outro lado, ainda precisa desse enriquecimento de conteúdo. 

“E nesse sentido, os conteúdos disponibilizados pelo Medportal são fundamentais, porque somos um setor de Saúde, trabalhamos com regulamentações, então, é importante saber o que diz a Lei, o que é obrigatoriedade etc. E o Medportal vem com treinamentos rápidos, que abordam o que precisa em poucos minutos, e junto com isso ainda estimula a reflexão”, observou Marcella.

Na avaliação da psicóloga, a mudança de comportamento no EAD ocorre quando há estímulo ao autoconhecimento. E toda essa conceitualização ajuda o colaborador a ampliar a consciência sobre si mesmo e sobre o seu papel diante do mundo. 

“Para ter bons resultados dentro de uma empresa, é preciso ter líderes que saibam quais são os seus pontos fracos e os pontos fortes. O gestor que não se conhece, dificilmente vai conseguir liderar uma equipe. Ele precisa primeiro se conhecer, para depois saber como lidar com o seu próximo”, explicou.

Premiação
Os resultados obtidos foram tão importantes que o diretor técnico do Hospital Dom Alvarenga decidiu premiar o setor que atingiu 100% de conclusão dos cursos. Para Adriana, esse foi um belo incentivo, mas não foi o fator fundamental do sucesso na educação continuada. 

“Nós fazemos uma avaliação mensal e acreditamos que esse resultado se deve a uma junção da cultura educacional que conseguimos consolidar, trabalhando isso desde o início, ao apoio da Diretoria e ao estímulo dos gestores”, finalizou.

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