Conheça a Sinapses, ferramenta de gamificação do Medportal

Cada vez mais presente em nosso dia a dia, a gamificação tem o objetivo de tornar o processo de aprendizagem envolvente, através de recursos de design e muita criatividade para criar dinâmicas bem estruturadas de maneira lúdica e inteligente. 

Com estratégias pensadas por pedagogos, gestores e especialistas em educação, é possível motivar os colaboradores e dinamizar a absorção do conhecimento a fim de torná-los mais interativos. Não à toa, essa prática é muito utilizada nas áreas de marketing, vendas e, claro, na educação. 

Nesse sentido, muitas plataformas de ensino à distância estão adotando a gamificação como forma de ampliar o engajamento e a socialização entre as pessoas usuárias. É o caso do Medportal, que acompanha e incentiva essa tendência e acaba de lançar a Sinapses, uma ferramenta de recompensas que pontua o estudante de acordo com a quantidade de cursos que ele assiste e finaliza.

Ou seja, quanto maior a participação, mais pontos se conquista. A pontuação é simbolizada por moedas virtuais, inicialmente chamada de Neurônios, mas cujo nome pode ser customizado pelo cliente.

Além disso, é possível criar regras e recompensas específicas, levando em conta as necessidades do contratante, e estabelecer grupos de usuários de acordo os níveis de pontuação de cada estudante. 

“A ferramenta também fornece dados que permitem aos educadores acompanhar o engajamento de cada aluno por meio de relatórios de ranking”, explica a Customer Insights do Medportal, Lindsay Capelli.

Os parceiros que adotam a Sinapses têm direito a treinamento completo para o uso da ferramenta, consultoria educacional e todo suporte do Medportal.

Acesso

O sistema de ranqueamento já está disponível em nossa plataforma. O cliente pode solicitar a customização dos termos utilizados – a troca do nome da moeda, por exemplo –, bem como estipular o valor das metas para a classificação dos participantes.

Importante: a plataforma do Medportal também comporta conteúdos produzidos pelos clientes – desde que sejam incorporados via embed, ou seja: tenham um link para que esse material externo possa ser visualizado. 

“Temos clientes que já adicionam conteúdos próprios de gamificação em nossa plataforma. É muito empolgante ver essas transformações no modo de ensino”, revela Lindsay.

Scorms

Dentro do nosso ambiente de educação online, observamos o crescimento do uso de Scorms para gerar aulas mais interativas ou com conteúdos de gamificação.

Os Scorms são um padrão, um conjunto de regras que define como determinado conteúdo irá transmitir informações para aquilo que os profissionais de Tecnologia da Informação chamam de plataforma de LMS – Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem). Isto é, uma plataforma como a nossa do Medportal.

Eles possibilitam mesclar uma série de recursos – vídeos, áudios, slides, quiz – de maneira dinâmica, com etapas e botões clicáveis que permitem ao estudante avançar no conteúdo de forma interativa, com destaque para alguns pontos de atenção dedicados à melhor absorção do ensino proposto.

Esses materiais são criados pelo cliente e adicionados ao Medportal por meio de um embed disponibilizado por nós.

Interesse e atratividade

Todos esses recursos têm como objetivo tornar o conteúdo em educação continuada à distância cada vez mais interativo, participativo, dinâmico e engajado.

Além de promover melhorias constantes neste quesito, o Medportal incentiva e divulga massivamente o uso da gamificação nos conteúdos de EAD. O assunto foi um dos mais abordados por nós em nosso blog e redes sociais no ano passado – dedicamos, inclusive, nosso último Medportal Experience de 2021 à gamificação.

“Adotamos e valorizamos a gamificação em nossas práticas e buscamos aprimorar nossos conteúdos para que eles se tornem sempre mais imersivos e interessantes”, conclui Lindsay.

Picture of marketingmedportal

marketingmedportal

Categorias

 

Cases

Quer conhecer mais sobre o Medportal e como nossas soluções podem acelerar seu projeto de Educação?

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.