Saiba como a SPDM/PAIS está transformando a forma de treinar milhares de profissionais com auxílio da plataforma do Medportal

A SPDM/PAIS – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina/Programa de Atenção Integral à Saúde é um cliente do Medportal com enorme capilaridade, abrangência e intenso uso de nossa plataforma.

Considerando apenas a iniciativa SPDM/PAIS, são mais de 34 mil funcionários. A SPDM como um todo possui 68 mil colaboradores. 

A entidade busca, em parceria com a gestão pública, o crescimento e a consolidação dos serviços de saúde ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, a SPDM/PAIS atua em São Paulo, Praia Grande (SP), Santos (SP), Diadema (SP), Santo André (SP), Rio de Janeiro, Fortaleza e Porto Alegre.

Para isso, a entidade reúne equipamentos de saúde de todos os níveis, da assistência básica aos grandes hospitais, para oferecer serviços de excelência e atendimento humanizado à população – em um modelo de atenção à saúde participativo e solidário.

EDUCA SPDM/PAIS

A parceria entre a SPDM/PAIS e o Medportal teve início com o projeto de educação digital EDUCA SPDM/PAIS.

A pandemia da Covid-19 foi o gatilho para que a entidade revisse o seu modelo, que antes tinha como base as ações educacionais presenciais e atividades a distância sem um espaço de aprendizagem virtual próprio e integrado aos dados do departamento de Recursos Humanos (RH). Aulas, infográficos, e-books e outros materiais eram veiculados por e-mail ou pela plataforma do Google Sala de Aula.

As novas exigências oriundas da pandemia impulsionaram a inovação, exigiu o realinhamento das modalidades educacionais, a criação de uma equipe para produção dos conteúdos e um novo fluxo de difusão de conhecimento e controles administrativos.

“Foi um grande desafio, porém os resultados foram bem avaliados, fortalecendo uma nova metodologia de trabalho na área”, observou Mariane Ceron, gerente de sustentabilidade e educação da SPDM/PAIS.

Estruturação

Assim, a Associação criou um grupo interno de trabalho, envolvendo representantes de diversas áreas, com o objetivo de encontrar soluções para a capacitação da rede de colaboradores em diversos temas.

As áreas de Educação, Desenvolvimento Humano Organizacional e Gestão de Qualidade cuidaram de detalhar os processos e as necessidades educacionais da SPDM/PAIS. Já o pessoal de Tecnologia da Informação, de Compras e a Gerência Jurídica deram o suporte ao projeto no mapeamento de funcionalidades, na gestão de risco e na elaboração das regras a serem implantadas.

Foi realizado um processo de contratação com concorrência aberta e pública. Após a análise dos produtos recebidos por várias empresas do segmento, o Medportal foi selecionado.

“O Medportal apresentou a proposta comercial alinhada ao escopo do serviço almejado, com bom custo-benefício. Além disso, o Medportal, dentre todos os concorrentes, foi o único focado na educação para profissionais de saúde. Ou seja, a experiência acumulada e o entendimento mais aprofundado dos desafios para o setor fizeram a diferença”, destacou Mariane.

Revolução digital

Os ganhos com o projeto EDUCA SPDM/PAIS ocorreram em todos os sentidos – desde a economicidade da educação no processo, otimizando recursos em saúde, até a qualidade e parametrização de conteúdo.

O antigo modelo de educação exclusivamente presencial impunha um custo maior para a adesão dos profissionais aos conteúdos. Nele, a instituição precisa elaborar do zero todos os modelos de capacitação, internalizar os conhecimentos especializados e encontrar profissionais para ensiná-los. Isso sem falar no custeio das horas de trabalho do profissional que assiste ao curso, a adesão comprometida etc.

Já no modelo a distância assíncrono, o conteúdo fica disponível para ser acessado quando o profissional tem disponibilidade para realizar o curso ou capacitação. Em webinares e aulas síncronas, é possível fracionar as turmas, envolvendo uma menor quantidade de profissionais por unidade. Tudo isso aumenta a adesão.

Outro ganho é a internalização de conhecimentos técnicos e capital intelectual na entidade, uma vez que a saúde é repleta de políticas, normativas, fluxos e protocolos que precisam ser parametrizados. Com o ensino digital, todos os profissionais assimilam esses conteúdos da mesma maneira, sem divergências.

Também merece destaque o quanto a educação digital permite um grande salto de qualidade na gestão de dados educacionais e em alguns processos administrativos. A plataforma facilita o gerenciamento de informações em um único banco de dados, tornando mais simples a visualização do impacto das ações educacionais.

A certificação dos profissionais também fica descentralizada e cada pessoa consegue acessar seus certificados sem depender da administração central. A inclusão de profissionais em linhas de treinamento também é simplificada, por causa da integração com a base de dados do RH – favorecendo a adesão e o gerenciamento das ações.

Desafios

A alteração do modelo educacional também inclui desafios. Na inclusão digital, a intimidade com a tecnologia e as variações por faixa etária costumam ser barreiras que precisam ser transpostas. Na SPDM/PAIS, elas têm sido superadas por meio de vídeos tutoriais e um canal de comunicação para apoio e solução de dúvidas.

Além disso, algumas ações educacionais são difíceis de serem completamente adaptadas ao digital, em especial aquelas que se utilizam da interação humana como base da relação de ensino. É o caso dos treinamentos práticos e das metodologias mais participativas e dialógicas.

Nestes casos, a entidade optou pela modalidade híbrida ou pela permanência no presencial. “No entanto, também nesses casos, o espaço virtual de aprendizagem é um bom recurso, já que a trilha de aprendizagem, as avaliações e as etapas percorridas pelo aluno ficam organizadas em nossa plataforma virtual”, explicou a gerente.

Cursos na plataforma

No momento, o EDUCA SPDM/PAIS prioriza os cursos, treinamentos institucionais e estratégicos que envolvem todos os profissionais da entidade – como por exemplo: Integração Institucional, Qualidade no Atendimento ao Usuário do SUS, GRSS, Compliance, LGPD e o Manual de Conformidade Administrativa.

“Depois de realizada essa primeira etapa, passaremos a alimentar a plataforma com cursos específicos, para categorias profissionais definidas e/ou unidades e redes loco-regionais”, revelou Mariane.

Para que a aderência seja alta aos cursos oferecidos, a SPDM/PAIS estuda criar algumas ações de incentivo, tais como campanhas de competição saudável entre as áreas e unidades; o desenvolvimento de treinamentos que abranjam temas atuais no mercado de saúde e na sociedade; realizar a divulgação constante sobre o lançamento dos cursos; e atrelar a realização de treinamentos como um dos critérios para a promoção do colaborador.

“Sem dúvida estamos muito felizes! Entendemos este momento como um divisor de águas dentro da promoção da formação complementar dos nossos profissionais”, concluiu a gerente.

O Medportal

Ajudamos você no desenvolvimento e na implantação de soluções em educação digital para a sua instituição de saúde.

Nossa plataforma de ensino a distância oferece todas as ferramentas para você criar e engajar cursos, treinamentos e oficinas, com espaço para integração de múltiplas mídias, linguagens e recursos.

Além disso, é possível realizar as atividades de maneira síncrona ou assíncrona, com possibilidade de avaliação e acompanhamento constante dos resultados.

Se não for possível que todo o treinamento seja aplicado virtualmente, nossa plataforma permite que você faça a gestão das atividades presenciais, rastreando e comprovando a aderência dos participantes a elas.

Com isso, atendemos a centenas de instituições em seus programas corporativos de educação e desenvolvimento profissional. Só em 2023, impactamos cerca de 500 mil profissionais de saúde.

Além disso, expandimos nossos horizontes por meio de outras ações, como parcerias com instituições nacionais e internacionais para o oferecimento de programas de formação profissional para lideranças, encontros periódicos entre grandes players de saúde, ambientes digitais de interação etc.

Contato

Deseja saber detalhes sobre como o Medportal pode impulsionar o seu projeto de educação continuada, assim como fizemos com a SPDM/PAIS? Entre em contato.

marketingmedportal

marketingmedportal

Categorias

 

Cases

Quer conhecer mais sobre o Medportal e como nossas soluções podem acelerar seu projeto de Educação?

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.