“Contrata-se pelo currículo, mas se demite pelo comportamento.” É possível que você já tenha lido ou ouvido essa frase, cada vez mais comum entre diretores e gestores de Recursos Humanos. Ela frisa a importância atribuída hoje em dia às chamadas soft skills – ou seja, as habilidades interpessoais, aquelas que vão além do trabalho em si.
Claro, um profissional deve saber desempenhar com excelência sua especialidade, bem como aquilo que se propõe todos os dias a fazer. No entanto, somente isso já não basta. A maioria das organizações – entre elas as instituições de saúde – também estão em busca da pessoa por trás do colaborador.
Isto é: uma procura mais relacionada ao (bom) caráter do indivíduo do que a um espetacular desempenho técnico.
Quais são as qualidades?
Em outubro do ano passado, publicamos um artigo sobre o papel das lideranças na saúde mental dos profissionais da saúde que lista algumas dessas soft skills tão requeridas. O texto teve como base uma explanação do Dr. Venceslau Coelho, geriatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e consultor na LonVi na 2ª edição do Programa E-leadership.
As qualidades citadas na ocasião foram: inteligência emocional, comunicação, liderança, empatia, flexibilidade cognitiva, trabalho em equipe, gestão do tempo e de pessoas, disponibilidade para aprendizagem constante, entre outras.
Ou seja, são os pré-requisitos capazes de pacificar ambientes e, ao mesmo tempo, alavancar resultados.
É bastante possível que você já tenha trabalhado ou se relacionado de alguma outra maneira com aquela pessoa “difícil de lidar”. Em geral, tipos assim desejam que as coisas sejam feitas somente da forma como julgam melhor, podem ser egoístas, belicosos, certamente nada sutis no trato ao próximo. Esse perfil não dá lugar para o compartilhamento genuíno de opiniões e ao diálogo; nesse sentido, pode ser um freio ao desenvolvimento coletivo. Não há estrutura organizacional que resista a esse tipo de comportamento.
Desenvolvimento pessoal
Em vista disso, as instituições estão atentas a reter as pessoas naturalmente agregadoras e solidárias – bem como em desenvolver tais características naqueles que estão dispostos a aperfeiçoá-las. O caminho, como tudo na vida, não é outro senão o do estímulo correto da liderança, do treinamento e aprendizado contínuos.
Esse é um dos focos de conteúdo do Medportal ao oferecer apoio ao projeto educacional das instituições.
Como você pôde conferir em nosso último artigo, o segmento Comportamental dos nossos cursos foi o quarto mais acessado pelos top 10 de nossos hospitais parceiros, com 75,7 mil visualizações nos últimos dois anos, segundo nossa base de dados.
Trata-se de um resultado que nos deixa imensamente satisfeitos, uma vez que transcreve em números o empenho do Medportal e de nossos clientes em oferecer cada vez mais cursos em soft skills.
Sugestões de cursos
A fim de ajudar você cuja instituição já é usuária da plataforma do Medportal a selecionar ótimos cursos na área Comportamental, consultamos quais foram os mais vistos no ano passado e produzimos os resumos a seguir.
Todas estas aulas já estão prontinhas. É só clicar, assistir – e aplicar o aprendizado na prática!
. Gestão de Conflitos: o objetivo deste curso é ensinar as equipes, em especial as lideranças, a proporcionar um ambiente de trabalho harmônico, de maneira a amenizar os conflitos, melhorar a comunicação entre os profissionais, ouvir e ser ouvido, equilibrar as emoções e as ações e fortalecer a cultura empresarial.
Conflitos acontecem e podem ser desejáveis em ambientes com maturidade e segurança psicológica. Já ouviu falar que o progresso acontece na divergência e não na convergência? Fato é que não podem tomar uma proporção capaz de prejudicar o relacionamento entre os colegas, bem como atrapalhar a produtividade, as obrigações de cada um e as metas.
. Pensamento Crítico no Ambiente de Trabalho: o curso apresenta o conceito de pensamento crítico e dá dicas para desenvolvê-lo no ambiente de trabalho. Pensar de maneira crítica é usar a lógica e o raciocínio a fim de desenrolar problemas em busca de soluções, bem como observar fatos e versões e encontrar um caminho conclusivo.
Em geral, quem desenvolve o pensamento crítico no ambiente de trabalho consegue tomar mais decisões por conta própria, dispensando de auxílio constante dos colegas e líderes.
. Trabalho sob Pressão: o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, cercado de exigências com relação a metas e resultados, gera desconforto aos colaboradores, pressionados a exercerem suas funções em alto desempenho.
O curso ensina o profissional a ter equilíbrio em situações de stress, lidar com situações de crise e aprimorar as habilidades psicológicas e sociais necessárias para não se deixar levar pelo nervosismo.
Últimos lançamentos
O retorno com relação aos cursos do Medportal em soft skills tem sido tão grande que recentemente lançamos outros dois.
. Técnicas de negociação: negociar é preciso em todos os aspectos da vida e não é diferente no ambiente de trabalho. Lidar com clientes, colaboradores, supervisores, fornecedores, investidores etc. é um exercício contínuo para as lideranças.
Para ajudá-los, foi criado esse curso, que apresenta os três pilares que fundamentam toda negociação, ensina qual a postura adequada, como identificar o estilo dos negociadores e dá dicas sobre como aperfeiçoar o seu poder de negociação.
. Saúde Mental dos Profissionais de Saúde: hospitais e demais instituições de saúde são ambientes repletos de desafios, exigências, egos, normas, procedimentos etc. – sem falar no contato diário com a doença e a finitude da vida. Isso, claro, exige muito dos colaboradores.
Assim, é preciso que a saúde mental seja objeto de constante monitoramento, com adoção de medidas constantes para se preservar o equilíbrio emocional e o incentivo a ajuda terapêutica sempre que necessário. O curso visa prestar auxílio nesse sentido.
O que está por vir
No fim do ano passado, enviamos para os nossos clientes e usuários um formulário perguntando o que eles mais gostariam de ver no Medportal Academy em 2023. O questionamento era aberto para qualquer tipo de resposta.
E o que eles mais nos mandaram? Várias sugestões de conteúdos na área Comportamental!
Dessa maneira, ao longo do ano, iremos produzir esses materiais solicitados por vocês, a fim de motivá-los ainda mais no aprimoramento das soft skills.
Como sempre, todo conteúdo será disponibilizado a seu tempo no Academy. Por isso, mantenha-se ligado em nossas redes sociais e em nossa newsletter para se inteirar das novidades.
O Medportal
Desenvolvemos projetos de educação digital em saúde com uso de tecnologia (AVA / LMS), conteúdo próprio e consultorias especializadas. Com isso, o Medportal atende à centenas de instituições em seus programas corporativos de educação e desenvolvimento profissional, alcançando cerca de 500 mil profissionais de saúde em 2023.
A fim de consolidar esse caminho, expandimos nossos horizontes por meio de outras ações, como parcerias com instituições nacionais e internacionais para o oferecimento de programas de formação profissional para lideranças, encontros periódicos de grandes players em saúde, ambientes digitais de interação, entre outros.
Quer mais detalhes sobre como o Medportal pode ajudar você? Solicite uma demonstração e entre em contato.