Dosar a medida certa entre presencial e digital, criar recursos para que as aulas online cativem a atenção do ouvinte e saber escalar, economizando tempo, recursos e dinheiro.
Essas são algumas das principais observações do diretor executivo e sócio da Fator RH, Fabrízio Rosso, com relação aos desafios do ensino e da capacitação em instituições de saúde.
Administrador hospitalar de formação, com mestrado em Recursos Humanos e atualmente finalizando o doutorado em Gestão de Negócios com Foco em Liderança e Gestão por Competências na Universidade de Lima, no Peru, Rosso nos concedeu uma entrevista em que detalha pontos importantes de sua experiência com o ensino de profissionais de saúde – e porque ele considera a educação a única maneira de se fazer um mundo melhor.
Confira e compartilhe.
Hoje, qual a importância do ensino digital para hospitais e demais instituições de saúde?
Com a pandemia, houve um salto gigantesco. As pessoas, do dia para a noite, estavam em casa, acessando conteúdo e aprendizado digital via plataformas digitais.
Já com as vacinas e o controle do vírus da Covid-19, voltamos a ter dentro dos hospitais a possibilidade de reunir pessoas. Assim, a maioria deles também voltou a fazer treinamento presencial.
Porém, sem abandonar o mundo digital, que foi totalmente incorporado.
Quais as vantagens oferecidas por esta modalidade de ensino?
Para treinamentos que podem gerar escala dentro de um hospital, as plataformas digitais de educação são um benefício gigantesco.
Por exemplo, em vez de eu fazer treinamentos de duas horas com dois mil funcionários numa Santa Casa, eu posso gravar o conteúdo, estruturando-o de forma bastante didática e alocando-o em uma plataforma de educação digital, como a do Medportal.
A partir daí, eu consigo escalar rapidamente para todo o hospital – e em uma semana eu treino duas mil pessoas. O que seria impensável se eu tivesse que trazer grupos de 20 profissionais para um auditório ou para uma sala de treinamento.
Seria necessário de 150 a 200 turmas – e meses e meses – para cumprir aquilo que é possível fazer na plataforma digital em uma semana, alcançando o mesmo resultado.
Qual é o atual cenário dentro das instituições hospitalares?
Temos hoje um processo de ensino de aprendizagem híbrido, em que as plataformas digitais têm o seu lugar, mas não são únicas e soberanas. Da mesma forma que há os treinamentos presenciais, que antes eram dominantes, mas agora também não o são.
Ou seja, temos um compartilhamento entre o presencial e o digital. Assim, é possível angariar mais acesso à informação, ao conhecimento – e escalar os processos educacionais dentro das instituições.
Para o professor, quais são os principais desafios na educação continuada em saúde?
Nas aulas ao vivo, síncronas, muitos alunos fecham as câmeras e o microfone. O professor, então, tem que “forçar” uma interação na plataforma para que o aluno participe. Afinal, pode ser que o aluno esteja fazendo qualquer coisa, menos prestando atenção à aula.
Já os cursos gravados, assíncronos, precisam de uma didática muito boa, com vídeos mais curtos, com conteúdos mais diretos. Senão, o aluno começa a dispersar, não consegue reter informação e acaba acelerando o vídeo, indo para frente, só para cumprir aquele treinamento ou capacitação.
Por isso, um dos principais desafios do online é criar um ambiente mais participativo e mais atrativo, capaz de reter a atenção do aluno.
De que maneira as tecnologias digitais têm auxiliado os professores no ensino em saúde?
Em minha carreira como profissional na área da saúde, sempre me considerei um educador, um gestor que busca na educação não uma forma de fazer as pessoas aprenderem, mas muito mais do que isso: como fazê-las pensar.
E, assim, abrir horizontes possíveis para que elas enxerguem coisas que, no dia a dia dentro do hospital, vão sendo menos percebidas.
A educação não é a melhor maneira de mudar o mundo. Ela é a única maneira. Um grande líder, um líder inteligente, é sempre um líder educador.
O Medportal
Ajudamos você no desenvolvimento e na implantação de soluções em educação digital para a sua instituição de saúde.
Nossa plataforma de ensino a distância oferece todas as ferramentas para você criar e engajar cursos, treinamentos e oficinas, com espaço para integração de múltiplas mídias, linguagens e recursos.
Além disso, é possível realizar as atividades de maneira síncrona ou assíncrona, com possibilidade de avaliação e acompanhamento constante dos resultados.
Se não for possível que todo o treinamento seja aplicado virtualmente, nossa plataforma permite que você faça a gestão das atividades presenciais, rastreando e comprovando a aderência dos participantes a elas.
Com isso, atendemos a centenas de instituições em seus programas corporativos de educação e desenvolvimento profissional. Só em 2023, impactamos cerca de 500 mil profissionais de saúde.
Além disso, expandimos nossos horizontes por meio de outras ações, como parcerias com instituições nacionais e internacionais para o oferecimento de programas de formação profissional para lideranças, encontros periódicos entre grandes players de saúde, ambientes digitais de interação etc.
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