Grandes players debatem como a Educação pode potencializar a Sustentabilidade e as Práticas ESG nos hospitais

A Educação, em especial a que se utiliza das ferramentas de tecnologia digital, é crucial para implantar e promover a Sustentabilidade dentro dos hospitais e demais instituições de saúde.

Essa é a avaliação dos palestrantes do Café da Manhã da Anahp com o Medportal, promovido dia 28 pela Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) em sua sede, em São Paulo.

“A sustentabilidade é, sim, para o setor da saúde. Temos que pensar nessa agenda e ressaltar que a educação é um dos pilares desse processo de disseminação de uma mudança de cultura nas instituições”, destacou na abertura do evento o CEO do Medportal, Thiago Constancio.

Dentro e fora dos muros do hospital

Educar colaboradores em direção à sustentabilidade é um investimento que beneficia a própria instituição de saúde, mas que também ultrapassa os muros hospitalares.

“A educação faz com que a sustentabilidade floresça, estimulando os colaboradores a seguir por este caminho, empoderando cada um deles. Essa mudança, quando integra definitivamente a cultura da instituição, vai além dos muros do hospital – e permeia toda a sociedade”, argumentou a diretora de Negócios e Relacionamento do Medportal, Daniela Pereira.

Ela destacou a importância da inclusão de gênero e racial como um dos aspectos da sustentabilidade, levando representatividade social para dentro das instituições de saúde e fazendo com que os mais diversos tipos de paciente sintam-se ainda mais acolhidos. “O paciente gosta quando vê o corpo do hospital parecido com ele.”

Quem faz a diferença nos hospitais

O papel central do paciente, aliás, é o que diferencia os hospitais de qualquer outra instituição. “O que difere os hospitais de qualquer outro ambiente de governança são os pacientes, as vidas humanas. Tudo deve ser direcionado para eles. É por isso que não há nada mais complexo do que dirigir um hospital”, explicou em sua apresentação o diretor do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), Dr. Fausto Feres.

Por isso, segundo ele, a confiança deve permear todas as relações em uma unidade hospitalar. Isso abrange desde o relacionamento com os fornecedores, cruciais para que o fluxo de insumos se mantenha constante mesmo em emergências, até os cuidados com os funcionários, por meio de treinamentos, capacitações, programas de saúde do trabalho e campanhas educativas.

“Os desafios para isso são muitos. Por isso, a governança deve aproveitar a criatividade de todos para encontrar caminhos sustentáveis e direcioná-los ao cuidado com o paciente”, concluiu o diretor.

Pessoas e sustentabilidade

O cuidado com as pessoas como prática de sustentabilidade também foi destacado pelo coordenador de Recursos Humanos do Hospital Anchieta, Luís Eduardo Assunção.

“A perenidade das instituições está diretamente ligada às pessoas que as compõem. São elas que levam uma empresa ao sucesso. Dessa maneira, precisamos trabalhar de forma ativa com a educação para desenvolver colaboradores, para que eles de fato vejam sentido na missão do lugar em que atuam.”

Isso não é feito a curto prazo. Por isso, diretores e gestores devem estar cientes de que os resultados de um treinamento, por exemplo, não irão aparecer logo que ele for concluído. A eficácia é tangibilizada dentro de três, seis meses – mas, ela vem e passa a integrar a instituição.

“Para que um problema não se agrave, a psicologia do trabalho vem ganhando cada vez mais força. Por meio dela, conseguimos identificar e rastrear o problema antes que ele se instale – e assim promover ações preventivas dentro dos setores”, contou Assunção.

Na prática, ele concluiu, há menos sobrecarga, afastamentos e absenteísmo. “E tudo isso impacta na sustentabilidade em saúde.”

Educação nas grandes redes

Em 2021, a Rede Mater Dei abriu capital para fomentar o seu crescimento. Hoje, o grupo é composto por 9 hospitais em três regiões diferentes, 10 mil colaboradores e uma infinidade de procedimentos diários.

Para dar conta de toda essa estrutura, é preciso que o estilo de governança da rede, além do treinamento e capacitação de seus profissionais, passe pelas estruturas de educação digital a distância.

Um dos exemplos que impacta diretamente na sustentabilidade é o de formar profissionais multitarefas, de maneira que um mesmo colaborador possa transitar nas diferentes áreas de um hospital.

“Hospitais são instituições com grande variabilidade entre os setores. Ou seja, ora um setor está com sobrecarga, ora outro e assim por diante. Por isso, a fim de que o atendimento e todo o fluxo dentro do hospital não fique negligenciado, buscamos capacitar os colaboradores para que eles sejam capazes de transitar entre os setores. Isso se reflete diretamente nos custos e na qualidade da entrega”, explicou o diretor de Operações da Rede Mater Dei, José Henrique Dias Salvador.

Além disso, o fluxo demandado em cada setor é monitorado por inteligência artificial.

Mais soluções sustentáveis

A seguir, destacamos algumas soluções sustentáveis destacadas pelas instituições participantes do Café da Manhã da Anahp com o Medportal.

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC)

. Instalação de torneiras ativadas por toque, substituição de todas as lâmpadas por led;

. Coleta de resíduos sólidos, coleta de bitucas, redução no uso de copos descartáveis, depósito de pilhas e baterias;

. Espaço para compostagem de folhas secas;

. Substituição de banners físicos por digitais;

. Prontuário eletrônico;

. Campanhas de medicina do trabalho;

. Longa parceria com fornecedores.

Rede Mater Dei

. Novas construções utilizando o conceito de Prédio Verde;

. Atenção às práticas sustentáveis dos fornecedores;

. Cadeias de suprimentos cada vez mais resilientes, com fornecedores de longo prazo;

. Apoio a projetos comunitários;

. Criação do Centro de Formação Institucional (CFI), projeto de um ano e meio no qual os técnicos de enfermagem complementam sua formação;

. Novo tipo de relacionamento e contrato com as operadoras de saúde.

Hospital Anchieta

. Ensino digital permeando todos os treinamentos, capacitações etc. – o que poupa recursos humanos, físicos, tempo, estrutura física, entre outros aspectos;

. Forte presença da Psicologia do Trabalho;

. Ações preventivas de manutenção da saúde dos colaboradores.

O Medportal

Conforme destacado por todos os players participantes do Café da Manhã da Anahp com o Medportal, a educação passa por todas essas soluções.

Por isso, conte conosco!

Desenvolvemos projetos de educação digital em saúde com uso de tecnologia (AVA / LMS), conteúdo próprio e consultorias especializadas. Com isso, o Medportal atende a centenas de instituições em seus programas corporativos de educação e desenvolvimento profissional, alcançando cerca de 500 mil profissionais de saúde em 2023.

A fim de consolidar esse caminho, expandimos nossos horizontes por meio de outras ações, como parcerias com instituições nacionais e internacionais para o oferecimento de programas de formação profissional para lideranças, encontros periódicos de grandes players em saúde, ambientes digitais de interação, entre outros.

Quer mais detalhes sobre como o Medportal pode ajudar você? Solicite uma demonstração e entre em contato.

marketingmedportal

marketingmedportal

Categorias

 

Cases

Quer conhecer mais sobre o Medportal e como nossas soluções podem acelerar seu projeto de Educação?

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.