Sustentabilidade enraizada na cultura organizacional em saúde: por que a educação é indispensável nessa construção?

Hospitais, clínicas, laboratórios, ambulatórios, unidades emergenciais e demais instituições de saúde são espaços que exercem forte impacto em seus entornos. Por isso, uma preocupação cada vez mais presente no setor é torná-lo ainda mais sustentável. Ou seja: que as exigências do presente não esgotem as possibilidades e recursos para o futuro.

A fim de que esse conceito seja aplicado e torne-se de fato uma prática, duas medidas são essenciais: que diretores e colaboradores compreendam bem do que se trata a sustentabilidade e que a aplicação do que foi ensinado transforme-se em rotina institucional.

Para isso, não há melhor caminho que o da educação.

Cultura sustentável

Pronunciar os tempos verbais corretamente, resolver com precisão operações matemáticas, acertar a localização de estados e países em um mapa e saber que H20 é a molécula da água são coisas que todos nós aprendemos na escola – e estão introjetadas em nós a ponto de conseguirmos aplicar tais ensinamentos de maneira automática.

São conceitos tão enraizados em nós mesmos que, de certa forma, também fazem parte do que somos e hoje rendem frutos que muitas vezes sequer percebemos oferecer.

Cultura é isso: a semente que brota, fixa suas raízes em solo fértil, cresce, floresce e gera frutos – que nada mais são do que novas sementes, que seguem adiante, repetindo o mesmo ciclo virtuoso e autossustentável. 

Esse fluxo não ocorre somente em ambiente escolar, e sim em qualquer área que se comprometa com a aprendizagem. Entre elas, claro, a saúde.

ESG

Atualmente em âmbito corporativo, a sustentabilidade é trabalhada dentro de um espectro mais abrangente, identificado por uma sigla que tem se tornado cada vez mais conhecida: ESG – do inglês “Environmental, Social and Corporate Governance”.

Ela resume de que forma determinada corporação governa suas ações de forma a promover a sustentabilidade do meio ambiente e da sociedade em que está inserida.

Além disso, entende-se que os cuidados de preservação ao meio ambiente e os de responsabilidade social estão atrelados. Assim, por exemplo, ao se fazer o descarte correto de resíduos hospitalares, uma instituição de saúde automaticamente cuida da conservação ambiental, está atenta às demandas da cidade em que está inserida – além de tratar bem seu próprio público.

O caminho da educação

Em um mundo cada vez mais consciente sobre a finitude de seus recursos e, por consequência, da necessidade de preservá-los às próximas gerações, as demandas por conteúdos e práticas baseadas em ESG são crescentes e urgentes.

Dessa maneira, além dos inúmeros desafios já presentes no setor da saúde, é preciso que as lideranças encontrem caminhos para debater sustentabilidade, de forma que pequenas mudanças tornem-se um hábito.

Escrito, parece simples. No entanto, mudar mentes e corações (começando por nós mesmos) é um dos maiores desafios de todo gestor. Para isso, não há outro caminho senão o educacional: só muda de caminho quem sabe que existe outro.

Oportunamente, estamos na era digital e o ensino continuado a distância é uma realidade consolidada, ainda mais depois da pandemia. O Medportal é inovador nessa maneira de trabalhar a educação e tem a disposição de seus clientes as melhores ferramentas para semear a cultura sustentável por meio da tecnologia.

Conteúdo Academy

Dentro do Medportal Academy, há uma série de conteúdos que podem ajudar as lideranças a qualificar processos, repensar práticas e aplicar condutas sustentáveis. Listamos a seguir alguns deles.

. Respeito pelo meio ambiente na área da saúde: no Brasil, os hospitais correspondem a 10% do consumo comercial de energia do país. Nesse contexto, é fundamental a promoção de uma cultura de sustentabilidade hospitalar. A economia geral dos gastos pode chegar a 7%. O curso visa auxiliar as instituições de saúde a adotarem práticas responsáveis e que minimizem eventuais danos causados por suas atividades.

. Ferramentas de gestão de qualidade: melhorar processos é um dos caminhos para tornar uma instituição de saúde mais eficiente, econômica e capaz de consumir menos recursos. O curso ensina técnicas cuja finalidade é mensurar, definir, analisar e propor soluções para um maior controle dos processos, com melhorias nas tomadas de decisão.

. Programa 5S como ferramenta de qualidade no trabalho: o curso tem como objetivo a aplicação dos chamados 5 Sensos, derivados de cinco palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina). Eles aumentam a produtividade, reduzem custos, melhoram o ambiente de trabalho, reduzem os riscos de acidentes, promovem a melhoria contínua dos serviços, entre outros avanços.

. Mapeamento de processos (Módulos I e II): as aulas visam direcionar gestores a compreender, ajustar, documentar, padronizar e fazer mudanças nos processos das instituições de saúde, de maneira que seja possível evitar desperdícios, reduzir custos desnecessários, diminuir os erros e melhorar a eficiência com a qualificação dos serviços prestados.

Além disso, a plataforma de EAD do Medportal permite que cada instituição inclua conteúdos próprios, customize o tema e personalize a trilha de aprendizagem de cada colaborador.

Café da Manhã ANAHP 2023

“Sustentabilidade e Educação em Saúde: Ações de Inclusão e Impacto” é justamente o tema do tradicional Café da Manhã da ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados), evento que ocorre de forma online e presencial no dia 28 de março, às 8h30, no Auditório da ANAHP, em São Paulo.

Mediado pelo CEO do Medportal, Thiago Constancio, o encontro debaterá a importância da sustentabilidade como integrante da cultura organizacional; quais ações práticas podem ser adotadas no cotidiano dos hospitais (digitalização de processos, redução do desperdício na assistência, arquitetura ecológica etc.); e como conquistar Certificações Ambientais para a instituição de saúde.

Mantenha-se ligado em nossas redes sociais, pois divulgaremos em breve as inscrições para este evento.

O Medportal

Desenvolvemos projetos de educação digital em saúde com uso de tecnologia (AVA / LMS), conteúdo próprio e consultorias especializadas. Com isso, o Medportal atende à centenas de instituições em seus programas corporativos de educação e desenvolvimento profissional, alcançando cerca de 500 mil profissionais de saúde em 2023.

A fim de consolidar esse caminho, expandimos nossos horizontes por meio de outras ações, como parcerias com instituições nacionais e internacionais para o oferecimento de programas de formação profissional para lideranças, encontros periódicos de grandes players em saúde, ambientes digitais de interação, entre outros.

Quer mais detalhes sobre como o Medportal pode ajudar você? Solicite uma demonstração e entre em contato.

marketingmedportal

marketingmedportal

Categorias

 

Cases

Quer conhecer mais sobre o Medportal e como nossas soluções podem acelerar seu projeto de Educação?

Assine nossa Newsletter


    Fique tranquilo não enviamos SPAM.