Educação a distância em saúde: tendências para 2023

Quem trabalha com educação a distância obrigatoriamente tem que se manter informado sobre as principais tendências da tecnologia – e como elas serão utilizadas nas práticas de ensino.

No mundo em que vivemos, totalmente interligado, cada vez mais global e imerso na web, é fundamental encontrar maneiras de transmitir conhecimento e capacitar profissionais de forma ativa, aderente e autônoma.

Neste artigo, vamos listar alguns recursos tecnológicos que já são utilizados no Medportal e devem se tornar ainda mais presentes em 2023 em todas as ferramentas de ensino continuado em saúde.

Com eles, é possível oferecer um leque de possibilidades que facilitam o comprometimento do aluno com a própria jornada de aprendizado.

Ensino Híbrido

Como o próprio nome diz, o ensino híbrido mescla as expertises digitais com experiências presenciais, unindo o melhor dos dois mundos. Já era comum na saúde e com a retomada massiva das atividades pós-pandemia, essa modalidade ganhou nova força.

No entanto, não basta misturar atividades online e presenciais para que o ensino híbrido seja eficiente. É preciso que haja diálogo entre ambas as frentes, de maneira que uma dê continuidade à outra, sem que haja ruptura no fluxo de aprendizado.

Aqui no Medportal, por exemplo, utilizamos duas ferramentas de suporte ao ensino híbrido.

Uma delas é a Live, nossa estrutura de RTC que permite a conversação e interação online entre diversos participantes, estejam eles em casa, no trabalho ou mesmo em um evento presencial. Tudo sem delay, necessidade de pré-gravação ou necessidade de instalação de softwares.

A outra é a Cursos Presenciais, que funciona como uma espécie de agenda inteligente e concentra toda a gestão educacional (seja digital ou presencial) em uma única interface. Assim, o usuário tem uma visão total de todos os treinamentos, simpósios, convenções, aulas, treinamentos etc. em que está matriculado – não perdendo nenhuma atividade.

Matchmaking

É inegável: vivemos em um ambiente global de excesso de informações, especialmente nas esferas digitais. Nossa atenção é disputada a todo momento por empresas, instituições, pessoas físicas etc.

Para suportar tamanha overdose, nosso cérebro muitas vezes passa batido por conteúdos que muitas vezes de fato podem ser úteis para nós. A fim de unir os semelhantes, criando redes e grupos de interesse, é que veio à tona o conceito de matchmaking.

Dessa maneira, cria-se um espaço de compartilhamento de ideias, troca de informações, soluções de desafios e, claro, novas oportunidades de negócios. O Medportal participa de redes desse tipo, pois encontra nelas o espaço ideal para ampliar os nossos próprios horizontes e, com isso, também o de nossos parceiros.  

Iniciativas como a certificação Healthcare e-Leadership, por exemplo, em conjunto ao  CBEXs (Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde) – unindo líderes de saúde em prol da consolidação de lideranças digitais reforça nossa missão de acelerar conhecimento no setor. Além disso, o próprio CBEXS proporciona nacional e regionalmente,   ambiente no qual são realizados encontros periódicos com especialistas para discutir de forma coletiva as pautas mais importantes para o setor.

Outro iniciativa nossa é o Interact – Healthcare Education Program, que “surge como estratégia de promover a interação entre os muitos clientes e parceiros que compõem o ecossistema Medportal, a fim de gerar e compartilhar conhecimento e experiências de qualidade que possam auxiliar profissionais e instituições de saúde a desenvolverem seus talentos e suas melhores práticas”, conforme explica a página do programa em nosso site.

Learning Analytics

Em educação a distância, é fundamental que todos os processos sejam mensurados e acompanhados de perto, para que a gestão da estrutura de aprendizagem seja constantemente revisada e readequada.

Dessa maneira, os dados também nos ensinam e nos informam onde estão os gargalos, quais pontos precisam de mais atenção, onde o rendimento é melhor, qual conteúdo foi mais bem recebido, quantos alunos terminaram os cursos, como foi o desempenho prático do que foi aprendido etc.

Toda essa análise é feita por ferramentas de medição de dados que permeiam toda jornada de aprendizado. Trata-se de um conceito simples, mas que requer acompanhamento e ajuste de rota, compreensão das informações e estratégias de resolução dos problemas.

Sem isso, no entanto, perde-se o sentido prático do ensino digital – que é saber se de fato as ações estão sendo eficientes, revertidas em resultados e ganhos para o aluno, a instituição e os pacientes (no caso da educação em saúde).

Conteúdos interativos

Plataformas de ensino continuado necessitam estar abertas para aceitar conteúdos interativos, capazes de auxiliar na retenção do que foi aprendido. Isso torna a aula mais dinâmica, atraente e participativa.

Os conteúdos em EAD não podem ser pensados como meras aulas gravadas e transmitidas online. Além de dispersivas, essa é uma maneira de sub-aproveitar todo potencial da ferramenta – cujo suporte tecnológico está apto a receber diversos recursos complementares por meio dos chamados scorms.

Os scorms são padrões tecnológicos que permitem a inserção de recursos interativos na plataforma de ensino, sejam eles vídeos, áudios, slides, quiz etc. Com isso, o estudante avança de forma participativa, retém ainda mais o conteúdo e pode até se divertir enquanto aprende.

A plataforma do Medportal, por exemplo, além de suportar scorms e, com isso, reforçar o material elaborado por nossos clientes, oferece ainda um sistema de recompensas. Trata-se do Sinapses, que pontua o aluno de acordo com a quantidade de cursos que ele assiste e finaliza.

Parceiros de peso, como Beneficência Portuguesa de São Paulo, Grupo Oncoclínicas, Hospital São Vicente de Curitiba, Rede D’Or São Luiz, Rede de Saúde Divina Providência e Santa Casa de Misericórdia da Bahia, utilizam esses recursos para capacitar ainda mais os seus colaboradores. 

Inclusão

Todas as vantagens da tecnologia só têm serventia real se o foco da instituição de saúde for de fato a melhoria do ensino, o aprimoramento de seus profissionais e o bem-estar do paciente. Sem esses objetivos, o hospital pode se perder nos excessos e transformar os recursos em mera perfumaria.

Para isso, também é preciso levar em conta a enorme diversidade do nosso país – que engloba pessoas das mais variadas origens, etnias, cores, credos, orientações sexuais, formação e, em alguns casos, até línguas diferentes. Todas representadas na biblioteca de conteúdos Medportal.

Além disso, há que se considerar contextos pessoais específicos: todas as videoaulas da nossa biblioteca são legendadas. 

Assim, facilitamos que a cultura da instituição tenha abertura para a inclusão das diferenças e também levar isso para os recursos de educação continuada a distância. Afinal, tão importante quanto capacitar os colaboradores é fazer com que eles se sintam pertencentes, ouvidos, com voz ativa e importantes nas decisões.

“Pensar em educação a distância no setor de saúde, é pensar em um modelo escalável de disseminação do conhecimento, transformando em oportunidade para os profissionais entregarem um cuidado de maior excelência aos pacientes”, ressalta Carlos Sakuragui, General Manager do Medportal.

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